Recordes
Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo
Durante 23 anos, o Renault 21 Turbo foi o carro de produção mais rápido do mundo sobre o gelo. Tivemos de esperar até 2011 para ver este recorde ser batido. Queres conhecer a sua história?

Como sabes, adoramos recuar no tempo. Basta visitares o nosso espaço dedicado aos clássicos e vais perceber que nem só de atualidade e testes aos modelos mais recentes se faz o dia a dia da Razão Automóvel.
Hoje decidimos recuar até 1988 para recordar um… recordista. O Renault 21 Turbo.
Estávamos em 1988 quando a Renault decidiu que o seu popular Renault 21 — o familiar topo de gama da marca francesa — haveria de constar no livro dos carros mais rápidos do mundo.

Com base no Renault 21 Turbo Quadra, que à época já contava com um motor 2.0 Turbo de 175 cv e tração às quatro rodas, prepararam uma unidade para bater o recorde mundial de velocidade sobre o gelo para carros de produção.
VÊ TAMBÉM: Lembras-te deste? Opel Calibra, esculpido pelo ventoAo contrário do que seria de esperar, as modificações operadas no Renault 21 Turbo original não foram assim tão extensas. Os espelhos retrovisores foram retirados, o fundo do carro foi tapado para reduzir o atrito aerodinâmico e as jantes utilizadas no modelo recordista eram iguais às do modelo de série.

Ao nível mecânico, as modificações também foram mínimas. O Turbo original de lugar a um Garrett T03, a cabeça do motor foi retificada para aumentar a taxa de compressão, as árvores de cames foram alteradas e, finalmente, a gestão eletrónica foi afinada para ir ao encontro de estas novas especificações mecânicas e também às temperaturas negativas.
Dos 227 km/h de velocidade máxima anunciada em piso seco, o Renault 21 Turbo passou para mais de 250 km/h sobre… o gelo!
Finalmente, a travagem. Apenas por uma questão de precaução, a Renault decidiu equipar o Renault 21 Turbo com um sistema de paraquedas semelhante ao que encontramos nos dragsters.

Após dois longos dias de testes — onde não faltou um alce atravessado no caminho (já em desaceleração) e um susto com um pescador de regresso a casa numa mota de neve — finalmente, no dia 4 de fevereiro de 1988, o piloto Jean-Pierre Malcher, alcançou os 250,610 km/h sobre o gelo do Lago Hornavan, na Suécia.
A Renault cumpria assim o seu objetivo: reclamar para o Renault 21 o recorde mundial de velocidade sobre o gelo para um carro de produção. Tivemos de esperar 23 anos para este recorde cair.

Em 2011, a Bentley convidou uma das maiores lendas vivas do Mundial de Ralis, Juha Kankkunen, para, ao volante de um Bentley Continental GT Supersports bater o recorde do Renault 21 Turbo.
O modelo encarregado da missão foi este:

Sem surpresa, o carro de luxo britânico bateu a popular berlina francesa ao registar 330,695 km/h de velocidade máxima. Apesar de tudo, o modelo da Bentley contou com mais alterações do que aquelas preconizadas pela Renault à época. Notável, não é?
A NÃO PERDER: Lembras-te deste? Fiat Uno Turbo I.E., membro honorário do clube dos caixotes rápidosSe com este texto, o saudosismo tomou conta do teu coração, aqui tens o remédio:
Centenas de artigos da Razão Automóvel para te entreteres a ler e a partilhar nos grupos de Whatsapp com os teus amigos. Sim, não pode ser só YouTube…
Mais artigos em Clássicos
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL