Notícias Finalmente revelado! Já conhecemos o novo Toyota Yaris 2020 (c/ vídeo)

Revelação mundial

Finalmente revelado! Já conhecemos o novo Toyota Yaris 2020 (c/ vídeo)

Mais eficiente, mais dinâmico, mais tecnológico e… menos aborrecido. Conhece todos os detalhes do novo Toyota Yaris 2020. Melhor do que nunca?

Toyota Yaris 2020

Acabaram-se os Toyota aborrecidos. A afirmação não é nossa, é de Akio Toyoda, Presidente da Toyota, que parece estar a levar muito a sério o objetivo de tornar a marca japonesa mais emocional.

Depois do Corolla e do RAV4, chegou agora a vez do novo Toyota Yaris adoptar a mais recente linguagem estilística da marca. E a verdade é que, seja qual for o ponto de vista, o utilitário japonês nunca pareceu tão bem.

Nós fomos até Amesterdão, Holanda, para a revelação mundial do modelo, e estas são as nossas primeiras impressões.

A NÃO PERDER: Mais desejável e vai mais longe. Este é o novo Toyota Mirai

Quem te viu e quem te vê

É sempre um campo algo subjetivo, mas parece-nos unânime que esta nova geração do Toyota Yaris é a mais bem conseguida de sempre.

Pela primeira vez, a frente do Toyota Yaris ganhou uma postura mais dinâmica. As linhas arredondadas das gerações anteriores deram lugar a formas mais dramáticas, mas sobretudo, a proporções mais bem conseguidas.

Graças à adopção da plataforma TNGA (Toyota New Global Arquitecture), estreando aqui a sua versão mais compacta, GA-B, o novo Toyota Yaris abandona as proporções de «quase-monovolume» que tinha, para assumir-se um verdadeiro hatchback.

Está mais baixo, está mais largo e também mais curto. Proporções mais dinâmicas que em conjunto com o estilo mais agressivo mudam por completo a identidade deste modelo lançado pela primeira vez em 1999.

O novo Toyota Yaris é o único carro do segmento abaixo dos quatros metros de comprimento.

Toyota Yaris 2020
A nova GA-B, a mais recente derivação da TNGA.
VÊ TAMBÉM: Ao volante dos dois híbridos do Toyota Corolla. Fórmula vencedora?

Novo Toyota Yaris por dentro

Apesar da perda de dimensões exteriores, o Toyota Yaris continua a oferecer um espaço interior suficiente, tanto nos lugares traseiros, como nos lugares dianteiros.

A grande novidade reside sobretudo na tecnologia a bordo, nos novos materiais, e na posição de condução totalmente revista. Ao contrário do anterior modelo, neste novo Yaris, vamos sentados bem mais próximos do solo, o que deverá melhorar substancialmente o conforto de condução.

Toyota Yaris 2020

Em termos de materiais, nota-se que houve por parte da marca japonesa uma tentativa de nivelar a qualidade perceptiva dos materiais, com a reconhecida qualidade intrínseca do Yaris. Temos novas texturas e novos materiais que dão um toque mais sofisticado ao interior do Toyota Yaris.

Nas versões mais equipadas teremos um ecrã central Toyota Touch, um ecrã TFT multi-informações no painel de instrumentos e um “head-up display” de 10″. Além disso, o novo Yaris pode ser equipado com outros recursos de conveniência de alta tecnologia, como um carregador sem fios, um volante aquecido e iluminação especial em torno do cockpit do condutor.

Toyota Yaris 2020

Estreia da plataforma GA-B

Segundo a Toyota, o desenvolvimento da GA-B, vai proporcionar ao novo Yaris um melhor compromisso entre conforto, segurança e dinâmica.

A plataforma GA-B permite que o banco do condutor fique mais baixo e mais para trás (+ 60 mm em comparação com o Yaris atual) em direção ao centro do carro, ajudando a reduzir o centro de gravidade do veículo. Também cria uma posição de condução mais envolvente, com ergonomia aprimorada e maior capacidade de ajuste. O volante está mais próximo do condutor, com um aumento de seis graus no ângulo de inclinação.

Como em todos os modelos baseados na TNGA, o centro de gravidade é mais baixo. No caso do Yaris, cerca de 15 mm mais baixo do que o modelo atual. A rigidez torcional também foi reforçada em 35%, ao ponto da Toyota afirmar que este é o modelo com maior rigidez torcional do segmento.

Objetivo? Que o novo Toyota Yaris seja o modelo mais seguro do segmento.

Recordamos que o Toyota Yaris 2005 (2ª geração) foi o primeiro carro do segmento B a alcançar as cinco estrelas nos testes Euro NCAP. Nesta nova geração, o Yaris quer repetir a façanha e por isso, além do sistema de travagem automática, sistema de manutenção na faixa de rodagem e restantes tecnologias que compõem o Toyota Safety Sense, este modelo vai ser também o primeiro modelo do segmento a recorrer a airbags centrais.

Evolução na motorização híbrida

O novo Toyota Yaris vai estar disponível associado a duas motorizações. Um motor 1.0 Turbo e um motor 1.5 Híbrido, que será a «estrela da companhia».

Introduzido em 2012, o Toyota Yaris Hybrid foi o primeiro modelo “full-hybrid” do segmento B. Desde então, mais de 500 000 Yaris com motorizações híbridas foram vendidos na Europa, estabelecendo-o como um produto chave na gama Toyota.

Com este novo Yaris chega a 4ª geração do sistema híbrido da Toyota. Este sistema 1.5 Hybrid Dynamic Force é derivado diretamente dos sistemas híbridos maiores de 2.0 e 2.5 l que foram introduzidos nos novos modelos Corolla, RAV4 e Camry.

O sistema híbrido estreia o novo motor a gasolina 1.5 de três cilindros de ciclo Atkinson, com regulação variável de válvulas. Assim como nos motores equivalentes de quatro cilindros de 2.0 e 2.5 l, este novo motor beneficia de medidas específicas para reduzir o atrito interno e as perdas mecânicas, e otimizar o desempenho da combustão. Há ainda uma segunda bomba de óleo adicional para melhoria da lubrificação dos diferentes componentes.

Como resultado, este novo motor híbrido alcança uma eficiência térmica de 40%, superior aos motores Diesel típicos, ajudando a garantir uma melhoria de mais de 20% na economia de combustível e nas emissões de CO2 do Yaris. Ao mesmo tempo, a potência do sistema foi aumentada em 15% e a entrega também foi otimizada.

Segundo a Toyota, em cidade, o novo Yaris pode circular em modo 100% elétrico até 80% do tempo.

Por seu turno, a componente híbrida foi totalmente redesenhada, adotando uma nova estrutura de eixo duplo que a torna mais compacta (9%). O sistema também adota uma nova bateria híbrida de iões de lítio, 27% mais leve que a bateria de hidretos metálicos de níquel que substitui a do anterior modelo.

Toyota Yaris 2020 Toyota Yaris 2020

Quando é que o novo Yaris chega a Portugal

A espera ainda vai ser longa. Estima-se que as primeiras unidades do Toyota Yaris apenas cheguem a Portugal no início do segundo semestre de 2020.

Recordamos que desde 2000, o Toyota Yaris já vendeu quatro milhões de unidades na Europa. Destas, 500 000 unidades são versões híbridas.