Notícias Adeus GTi? A Peugeot pondera abandonar a mítica sigla

Rumores

Adeus GTi? A Peugeot pondera abandonar a mítica sigla

Durante muitos anos sinónimo dos mais desportivos dos Peugeot, a sigla GTi pode estar prestes a desaparecer da gama da marca francesa.

A notícia está a ser avançada pela AutoExpress e adianta que a Peugeot poderá abandonar o uso da sigla GTi nos seus modelos mais desportivos.

Depois de há cerca de um ano te termos dito que os futuros desportivos da Peugeot vão passar a ser assistidos a eletrões, essa mudança poderá ter como consequência o fim da histórica denominação no construtor francês.

Segundo a publicação britânica, na base da decisão de abandonar a sigla GTi está o facto de a Peugeot não ver com bons olhos o uso desta sigla na versão mais desportiva do novo 208 que, ao que tudo indica, deverá abandonar os motores de combustão.

VÊ TAMBÉM: E dura, dura, dura… o Peugeot 405 continua a ser produzido
Peugeot 208 GTi
A sigla GTi pode estar prestes a desaparecer da gama Peugeot.

Então que nome vão ter os Peugeot mais desportivos?

Face à muito possível reforma da sigla GTi do universo da Peugeot, a AutoExpressindica que os futuros Peugeot mais desportivos venham a ser conhecidos pela designação Peugeot Sport Engineered, que foi usada pela primeira vez no 508 Peugeot Sport Engineered, revelado em Genebra.

Apesar de tudo, há vozes dentro da marca que se opõem ao desaparecimento da sigla GTi. Entre elas estão os diretores da Peugeot UK, que pretendem manter a sigla GTi devido à enorme tradição que esta tem associada (quem não se lembra do saudoso 205 GTi?).

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Peugeot 2008. Como subir de estatuto
508 Peugeot Sport Engineered
Para além de ter antecipado a versão mais desportiva do 508, o 508 Peugeot Sport Engineered pode também ter antecipado o desaparecimento da sigla GTi.

Para defender a manutenção do uso da sigla GTi em modelos que não recorram a motores de combustão, os executivos da Peugeot UK dão até como exemplo o Porsche Taycan, que continua a usar a designação “Turbo” apesar de ser elétrico.

A NÃO PERDER: Glórias do Passado. Peugeot 205 GTi. Um pequeno leão cheio de raça

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Peugeot 405 foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 405. Vencedor do Carro do Ano 1989 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot 405. Vencedor do Carro do Ano 1989 em Portugal