Notícias 6 Horas do Estoril. Troféu C1 termina em grande!

Troféu C1 Learn & Drive 2019

6 Horas do Estoril. Troféu C1 termina em grande!

Este fim de semana, o Circuito do Estoril recebeu a última prova do Troféu C1 Learn & Drive. É altura de um primeiro balanço (ainda a quente) para a equipa do C1 #911.

Troféu C1 Learn & Drive, #911 no Estoril

Três circuitos, milhares de quilómetros e muitas ultrapassagens, toques e horas de oficina depois, a primeira edição do Troféu C1 Learn & Drive chegou ao fim.

Momentos únicos para a equipa Escape / Livre Razão Automóvel que nós tivemos oportunidade de partilhar contigo ao longo do campeonato. O momento mais dramático? Foi sem dúvida na corrida de Portimão.

Ainda há pouco tempo estávamos ansiosos por iniciar esta odisseia — que começou com a aquisição de um Citroën C1 usado na Alemanha — e este fim-de-semana já tivemos a última prova pontuável para a classificação geral do Troféu C1 Learn & Drive. Passou a correr!

Citroën C1 Troféu
Foi assim que tudo começou.

No entrentanto, o pequeno Citroën C1 que nos chegou às mãos como um humilde utilitário, é hoje um verdadeiro carro de corridas de resistência. Não o substimem…

Aprendizagem constante

O tempo passou a correr, mas durante este período aprendemos muito. Acabaram por ser quatro corridas (apenas três pontuáveis). Muitas horas ao volante do pequeno C1, muitos momentos de camaradagem entre todos os membros da equipa. Muita aprendizagem, tanto na SportClasse — oficina onde o nosso C1 sempre foi assistido — como em pista, onde contámos sempre com a ajuda de dois profissionais de «mão cheia».

Troféu C1
Troféu C1. Faça chuva ou faça sol.

Francisco Carvalho, histórico piloto profissional oriundo da Guarda, que tem vencido em todas as competições onde tem entrado ao longo da sua vasta carreira. Que aceitou integrar a nossa equipa para partilhar connosco toda a sua experiência.

TENS DE VER: Primeira corrida. Como foi a nossa estreia no Troféu C1?

João «China», o nosso chefe de mecânicos, outro histórico do desporto automóvel em Portugal, que apesar do reduzido tempo que teve para preparar as corridas, ofereceu-nos sempre um carro competitivo.

Troféu C1 Learn & Drive - Portimão
A nossa equipa de assistência. Sempre impecáveis. © Sofia Teixeira / Razão Automóvel

Troféu C1. Foi assim que tudo começou

Foi ainda em dezembro de 2018 que anunciámos a nossa participação no Troféu C1 e apresentamos o carro que iria ser conduzido pela equipa Escape Livre / Razão Automóvel depois de preparado.

Foi na mesma altura que anunciámos os pilotos que iriam fazer parte da equipa, e os parceiros que a ela se associavam. First Stop, Intermarché da Guarda, Overlay, QF e SportClasse.

Troféu C1, Braga

Tudo começou no início do ano, mas foi em Braga, a 7 de abril que pudemos finalmente conduzir o nosso C1 em pista com mais 43 carros e um dilúvio monumental.

Em junho a jornada dupla levava-nos até ao fantástico e memorável Circuito de Portimão para mais de 16 horas ao volante do C1. Fomos do Inferno e ao Céu em Portimão, num vídeo que tens de ver — segue este link para o YouTube da Razão Automóvel.

A derradeira prova. 6 Horas do Estoril.

Nove meses depois do anúncio, fizemos a nossa última prova da temporada 2019 do Troféu C1 Learn & Drive.

Uma vez mais a grelha esteve bem preenchida. O circuito do Estoril recebeu 44 equipas na última prova pontuável do Troféu C1.

Com todas as equipas mais confiantes e mais experientes, numa pista talvez mais conhecida da maioria, uma vez mais as seis horas disputaram-se com muito interesse até à última volta, e sem incidentes de maior.

Com o vento forte e característico do Circuito do Estoril, o nosso C1 traiu-nos logo nos treinos cronometrados, o que não nos permitiu fazer uma volta capaz de nos fazer arrancar, como habitualmente, dos lugares cimeiros.

A equipa G Tech deu o primeiro passo para a vitória ao obter a pole position para a corrida, liderando o pelotão após o arranque.

Apesar da elevada competitividade, todos cumpriram as primeiras voltas sem incidentes, mostrando que o resultado final era prioritário sobre a luta curva-a-curva.

Partimos para as 6 horas animados e confiantes de que o nosso objetivo do top 10, alcançado na última prova em Portimão, iria ser alcançado.

Com ultrapassagens sucessivas nas primeiras voltas, menos de trinta minutos depois estávamos na 6ª posição! Apesar de arrancarmos para a corrida da 19ª posição, a equipa estava bem confiante e animada para as 6 horas que se seguiam.

Troféu C1 Estoril
A nossa equipa. © Sofia Teixeira / Razão Automóvel

Um erro que custou o TOP 10

Foi no entusiasmo das ultrapassagens sucessivas que uma travagem mais tardia fez atuar o ABS do pequeno C1, não dando qualquer hipótese de evitar uma saída de pista.

A tardia intervenção dos comissários para nos colocar o carro novamente em pista atirou-nos para lá de metade da tabela. Sem baixar os braços mantivemos a nossa estratégia e fomos recuperando lugares até ao 13º lugar.

Com as entradas do Safety Car em pista e mais algumas paragens, andámos grande parte da corrida na 15ª posição graças ao andamento constante e uniforme de toda a equipa Escape Livre / Razão Automóvel.

No final, e com uma corrida exemplar, foi a G Tech que venceu a corrida, cumprindo igualmente a volta mais rápida.

No segundo lugar ficou a RP Motorsport, que conseguiu assim o título na categoria PRO. O pódio ficou completo com a Gianfranco Motorsport, que se sagrou campeã na primeira edição do Troféu C1 Learn & Drive, ganhando assim a inscrição para as 24 Horas de Spa.

A equipa Escape Livre / Razão Automóvel viu a bandeira de xadrez no 12º lugar, não conseguindo alcançar o nosso principal objetivo de terminar no top 10, apesar da boa prestação, tendo inclusivamente alcançado a 5ª volta mais rápida ao circuito.

Quanto a nós, ficámos no 15º lugar do campeonato à geral, 9º lugar na categoria PRO-AM. O saldo é muito positivo.

Troféu C1 Estoril
© Sofia Teixeira / Razão Automóvel

Estamos muito satisfeitos com a nossa prestação, a primeira experiência para todos os pilotos da nossa equipa, com exceção do Francisco Carvalho, que foi uma peça fundamental na equipa.

O Troféu C1 segue agora para o Autódromo Internacional do Algarve, de 4 a 6 de outubro, para a prova extra das 24 Horas do Algarve. Para o ano há mais!