SportClasse

Há um santuário Porsche escondido em Lisboa

É num espaço muito discreto, no centro de Lisboa, onde repousa uma das maiores e mais importantes coleções Porsche da Europa.

A multidão que passa todos os dias na movimentada Rua Maria Pia, em Lisboa, está longe de imaginar que num dos seus inúmeros edifícios, repousa uma das maiores e mais importantes coleções privadas de modelos Porsche na Europa.

Um verdadeiro santuário, longe dos olhares indiscretos, onde todos os anos uma equipa de profissionais recupera mais de um dezena de clássicos Porsche.

Este santuário tem um nome

Aqueles que nutrem uma paixão maior pela Porsche, sabem que «santuário» é apenas um dos muitos nomes que podemos atribuir à SportClasse.

Neste santuário há uma face mais visível, voltada diretamente para a rua lisboeta que alguém disse um dia «ter perfume a Porsche». Um edifício de fachada moderna, onde é feita a assistência aos modelos mais recentes da marca alemã.

O que pouca gente sabe é que a poucos metros dali há outro edifício. Um edifício onde alguns dos mais raros clássicos da Porsche são minuciosamente restaurados.

Dos mais antigos 356, até aos Porsche 911 nas suas mais diversas interpretações. Aqui respira-se história, aqui respira-se Porsche.

Em destaque na imagem, um Porsche 906 com a decoração usada por Américo Nunes em Vila Real.

No seu interior, além dos modelos em processo de restauro, encontramos a repousar alguns dos capítulos mais importantes da história da marca alemã em Portugal.

Capítulos que num dia de sorte, podemos apanhar a espalhar perfume pela Maria Pia.

Os habitantes da Maria Pia já estão habituados à azáfama de modelos Porsche que todos os dias circulam nas redondezas.

Américo Nunes, sempre.

A história da SportClasse teve início muito antes da sua fundação em 1994. Teve início na década de 60, quando Américo Nunes (1928-2015), na altura um humilde porém talentoso bate-chapa adquire um Porsche acidentado.

Foi com esse Porsche 356 restaurado com as suas próprias mãos que decidiu entrar no mundo das corridas. Para a história ficaram nove títulos nacionais em velocidade e ralis.

Américo Nunes ao volante de um Porsche 911 2.0 S de 67. Sempre exuberante.

O sentimento de pertença que Américo Nunes ganhou pela Porsche era tão forte que ficou conhecido por «Senhor Porsche». E apesar dos constantes convites para correr com outras marcas, Américo Nunes manteve-se sempre fiel à marca alemã. Mesmo quando os regulamentos começaram a favorecer outros modelos.

Se pesquisarem «Senhor Porsche» no Google o resultado da pesquisa vai ser Américo Nunes. Vai uma aposta?

Foi assim até ao final da sua longa e vitoriosa carreira. Um legado de entrega à marca Porsche que mantém-se até aos dias de hoje. Agora pela mão do seu filho, Jorge Nunes, fundador da SportClasse, e do seu neto André Nunes, que mantêm bem vivo o legado do «Senhor Porsche». São três gerações dedicadas à Porsche ao longo de mais de 50 anos.

Em destaque, um motor de competição.

Universo Porsche

No interior da SportClasse sente-se o peso do legado da Porsche na indústria e no desporto automóvel.

E não faltam motivos de interesse para onde quer que os nossos olhos apontem. Tudo emana Porsche sejam qual for a direção escolhida.

Queres conhecer melhor este espaço? Procura por SportClasse no Instagram.
RELACIONADO Foi assim que a Sportclasse assinalou os 70 anos da Porsche

Nas instalações da SportClasse podermos assistir à reconstrução integral de clássicos Porsche — desde o restauro da carroçaria à montagem dos motores e interior.

Entram cheios de ferrugem e saem como novos.

Há modelos que chegam dos quatro cantos do mundo para receber os cuidados da SportClasse.

Além dos restauros, também podemos fazer uma viagem pela carreira de Américo Nunes. Começando no Porsche 911 com mais vitórias em Portugal – um 911 2.0 S de 67 – até ao Porsche 906, um dos mais importantes protótipos da história da marca. Há modelos para todos os gostos.

XXI TERTULIA Sportclasse
Há muitos mais modelos de elevado valor histórico. No total, são mais de 50 modelos Porsche que descansam (ou ganham novo fôlego) no edifício da SportClasse.

Nesta coleção não falta sequer um Porsche 935, um 914-6 de velocidade, um 911 RSR em reconstrução e até uma réplica do Porsche 911 GT2 com que os irmãos Mello-Breyner fizeram história nas 24 Horas de Le Mans.

Números que fazem desta empresa, uma das principais oficinas de restauro Porsche em toda a Europa.

Rennsport gerações
Quatro gerações Rennsport na SportClasse: 964, 993, 996 e 997.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para a comunidade automóvel em Portugal, para a preservação da memória histórica do automobilismo nacional, e que será motivo de notícia mais aprofundada brevemente aqui na Razão Automóvel e também no nosso Canal de YouTube.

Para já, fiquem com uma visita guiada pelo «santuário», com André Nunes a servir de guia, acompanhado pelo youtuber See Through Glass:

Mais artigos em Clássicos

Os mais vistos