Clássicos Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica

Vídeo

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica

O UMM até pode ser o mais famoso dos jipes portugueses, no entanto, foi o Portaro que o ex-apresentador do Top Gear, Chris Goffey, colocou à prova em 1980.

Portaro Pampas 260

A ThamesTV (sim, a mesma responsável pela produção do famoso Mr. Bean) está a comemorar 50 anos e por isso mesmo decidiu abrir o baú das recordações e partilhar alguns vídeos bem antigos. Ora, num deles o protagonista é um modelo bem conhecido dos portugueses, o Portaro, que em 1980 foi alvo de uma rápida análise.

O teste foi feito pelo antigo apresentador do (antigo) Top Gear, Chris Goffey, que não só colocou à prova o Portaro Pampas 260 (era assim que o jipe português era conhecido no Reino Unido) como o Celta Turbo. Na sua análise fez questão de ressalvar que apesar das origens romenas do modelo português, vários componentes eram diferentes.

Entre estes o apresentador britânico refere o sistema de direção assistida do Portaro (ausente no Aro e de fabrico português), a caixa de velocidades de origem Daihatsu e o motor, também ele proveniente da marca nipónica.

VÊ TAMBÉM: UMM: O que é Nacional é bom!

Uma (breve) história do Portaro

Lançado em 1975, o Portaro derivava do jipe romeno Aro, tendo a produção do modelo vindo para Portugal pela mão do empresário Hipólito Pires, que negociou com a marca romena a compra dos chassis do modelo aos quais seriam depois associadas carroçarias de fabrico nacional e novos grupos motor/transmissão.

Assim, no lugar dos motores de origem romena surgiam os motores Diesel da Daihatsu e os propulsores a gasolina da Volvo, oferecendo ao modelo português uma fiabilidade acrescida. Por falar em fiabilidade, essa seria comprovada pela vitória no Rally do Atlas em 1982 e pelo 10º lugar alcançado no Paris-Dakar de 1983 (o melhor resultado de sempre de um veículo nacional).

VÊ TAMBÉM: Estas 11 marcas de automóveis são portuguesas. Conheces todas?
Portaro
Como podes ver nesta imagem, ao longo dos anos o desenho do Portaro foi evoluindo, sendo que os primeiros exemplares (como o que aqui te mostramos) eram ainda muito próximos esteticamente aos Aro.

Produzido até 1995, ao longo de cerca de 20 anos no mercado foram vendidas cerca de 7000 unidades do Portaro nas suas mais diversas versões, tendo sido exportadas algumas unidades (como as que surgem no vídeo, uma delas ainda com matrícula portuguesa). De notar que nos melhores anos a produção anual andou na casa das 2000 unidades, sendo metade para exportação.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault obteve a sua primeira vitória na Fórmula 1?