Notícias Rowan “Mr. Bean” Atkinson vende Mercedes 500E e Lancia Thema 8.32. Interessado?

Leilão

Rowan “Mr. Bean” Atkinson vende Mercedes 500E e Lancia Thema 8.32. Interessado?

Mais conhecido como Mr. Bean, o ator britânico Rowan Atkinson colocou à venda dois modelos da sua extensa coleção — um Mercedes 500E e um Lancia Thema 8.32 by Ferrari.

Lancia Thema 8.32 by Ferrari

Ator cómico mundialmente famoso enquanto ‘Mr. Bean’, Rowan Atkinson é também um fervoroso colecionador de automóveis, cuja coleção particular conta, entre outros exemplares de exceção, aquele que será o McLaren F1 com mais quilómetros no mundo — e provavelmente também o mais vezes reconstruído, por duas vezes, devido a acidentes.

Mercedes 500 E

No entanto e porque, certamente, já começa a ter dificuldades em conseguir acomodar um número cada vez maior de automóveis, o popular “Mr. Bean” decidiu desfazer-se de duas das suas jóias: um Mercedes 500E, em tempos um verdadeiro “míssil das autobahn” (em português, auto-estrada), e um ainda mais raro Lancia Thema 8.32 by Ferrari!

O “míssil de Zuffenhausen”

Sobre estes dois modelos, que vão a leilão pela mão da Silverstone Auctions, durante um evento denominado Race Retro Classic Car Sale, que terá lugar em finais de fevereiro, importa recordar que o Mercedes 500E foi uma versão de alta performance, baseada no Classe E W124 — uma resposta ao BMW M5.

Foi produzido entre 1990 e 1995, não pela Mercedes-Benz, mas pela Porsche, em Zuffenhausen. Instalado debaixo do capot, um V8 5.0 atmosférico a debitar 326 cv de potência. O modelo conseguia acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos e manter velocidades de cruzeiro acima dos 200 km/h.

“Ferrari” com emblema Lancia

Já quanto ao Lancia Thema 8.32 by Ferrari, está na garagem de Atkinson há, pelo menos, sete anos, o qual tudo tem feito para o manter impecável — nunca deixou de fazer as manutenções necessárias, neste caso, no máximo, a cada 40 000 km, e que, inclusivamente, obrigam à retirada do motor. Intervenções que, de resto, implicaram um investimento total na ordem das 20 mil libras esterlinas, ou seja, cerca de 22 500 euros.

O motor, recordamos-te, é o mesmo bloco que equipa o Ferrari 308, embora com uma cambota diferente e uma eletrónica modificada, com vista a um desempenho mais dócil. Isto, apesar dos 215 cv que já anunciava em 1986, tendo por base a mesma plataforma do Alfa Romeo 164 e do Saab 9000.

Clássicos modernos

Ambas versões europeias, ou seja, com o volante à esquerda, e em excelente estado de conservação — apesar dos 80 500 km que o Mercedes exibe no odómetro, consideravelmente mais que os 20 488 km do Lancia —, qualquer um dos carros promete alcançar valores elevados. Não apenas por se tratarem de clássicos modernos, aquilo que também é conhecido no meio como youngtimers, mas ainda mais por terem estado ao serviço de Mr. Bean — desculpem, o ator Rowan Atkinson.

 

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo Audi RS3 preparado pela ABT Sportsline?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

400 cv? É pouco. ABT revela Audi RS3 com 500 cv.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

400 cv? É pouco. ABT revela Audi RS3 com 500 cv.