Efeméride

MINI atinge a marca dos 10 milhões de unidades produzidas

A comemorar os seus 60 anos, a MINI tem mais uma razão para comemorar. Agora é a produção da unidade 10 milhões da marca britânica.

Lançado há 60 anos e idealizado por Alec Issigonis, o MINI rapidamente se tornou num ícone da indústria automóvel britânica e mundial. Da primeira geração, que esteve em produção durante 41 anos (entre 1959 e 2000), foram produzidas cerca de 5,3 milhões de unidades sendo que agora saiu da linha de produção o “MINI 10 milhões”.

É que às 5,3 milhões de unidades do MINI clássico já se juntaram desde 2001 cerca de cinco milhões de unidades dos novos modelos da marca que incluem nomes como os novos Cooper e Clubman, Countryman ou até o Paceman.

Assim, para além de estar a comemorar os seus 60 anos de existência, a MINI viu rolar da “eterna” linha de produção de Oxford (já se fazem por lá os modelos da MINI desde 1959) a unidade 10 milhões da sua história.

VÊ TAMBÉM: A SEAT já produziu 10 milhões de veículos em Martorell
MINI 10 milhões

O “MINI 10 milhões”

O “MINI 10 milhões” da MINI pertence à edição especial “60 Years Edition” sendo, como seria de esperar, um MINI Cooper. Com presença já confirmada numa caravana de 60 MINI que vão ligar Oxford a Bristol pelas comemorações do aniversário da marca e do International Mini Meeting este exemplar muito especial já tem um lugar na história.

Ver o exemplar 10 milhões da nossa marca sair da linha de produção aqui em Oxford foi um momento de orgulho para todos os funcionários. Alguns deles têm membros da família que produziram o MINI original nesta fábrica

Peter Weber, chefe da fábrica de Oxford da MINI

Para além desta caravana que vai ligar Oxford a Bristol, a MINI preparou também uma road trip pela Europa com dois MINI (um clássico e outro atual) que vai ligar a Grécia à Inglaterra.

Sabes responder a esta?
Qual era a potência do Daihatsu Charade GTti?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos