Notícias MINI Paceman Adventure: só para inglês ver

MINI Paceman Adventure: só para inglês ver

Acaba de ser revelado o MINI Paceman Adventure. Um exercício de estilo levado a cabo numa parceria entre estudantes e a marca inglesa.

A MINI tem sido fértil nas variações que tem feito à carroçaria do modelo que dá nome à marca. O pequeno MINI já conheceu todo o tipo de configurações: roadster, cabriolet, coupé, carrinha, suv e agora… pick-up!

Chama-se MINI Paceman Adventure e é uma proposta que embora sendo interessante do ponto de vista estético, nunca chegará a ser comercializado. Como dizem os brasileiros (e nós portugueses adotámos…)  “é só para inglês ver”.

A expressão surgiu por volta de 1829, quando os ingleses exigiram ao Brasil a aprovação de leis que impedissem o tráfico de escravos. Os brasileiros assim fizeram, aprovaram as leis a pedido dos ingleses. No entanto todos sabiam à partida que essas leis não iam ser cumpridas, tinham sido criadas apenas “para inglês ver”.

mini paceman pick up  15
Passados todos estes anos os papeis inverteram-se. Hoje são os ingleses que fazem modelos “só para o mundo ver”. O MINI Paceman Adventure nunca chegará à produção, é só para ser visto. Trata-se apenas de um exercício de estilo levado a cabo entre estudantes de engenharia e a marca inglesa.

Apesar de tudo, o resultado é muito agradável. O estilo pick-up casa bem com o perfil da carroçaria do Paceman e há pormenores que nos remetem mesmo para o todo-o-terreno. É o caso do pequeno snorkel, dos pneus de terra, da maior altura ao solo, ou das diversas protecções ao longo da carroçaria. O «verde tropa» ajuda a compor o aspeto final deste MINI Paceman Adventure.

Quanto a motorizações, nenhuma alteração. Este modelo está equipado com a conhecida unidade 1.6 L de quatro cilindros turbo com 184cv das versões Cooper S. Vejam as imagens (só ver!):