Segurança

Micra, Swift, Kodiaq e Countryman avaliados pelo EuroNCAP. Eis os resultados

Nova ronda de testes por parte do Euro NCAP. Skoda Kodiaq, Mini Countryman, Nissan Micra e Suzuki Swift mostram aquilo que valem quando o pior acontece.

O Euro NCAP, organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos no mercado europeu, testou alguns dos modelos mais recentes a chegar ao mercado. Nesta nova ronda de testes encontramos o Skoda Kodiaq, o Mini Countryman, o Nissan Micra e o Suzuki Swift. E no geral, os resultados foram positivos (filmes de todos os testes no final do artigo).

O Skoda Kodiaq e o Mini Countryman conseguiram atingir as tão almejadas cinco estrelas. Ambos apresentaram uma boa performance em três das quatro categorias em análise – adultos, crianças, pedestres e assistência à segurança. Na última categoria, assistência à segurança, que se refere a equipamentos como o alerta de colocação de cinto ou o sistema de travagem automática, a pontuação foi apenas mediana.

O efeito dos pacotes de equipamentos de segurança

O Nissan Micra e o Suzuki Swift foram testados em duas versões cada, com e sem pacote de equipamentos de segurança, o que permitiu averiguar de que modo estes equipamentos afetam a performance nestes testes.

Note-se que apesar de influenciarem o resultado final, estes equipamentos estão mais focados na segurança ativa (como exemplo, travagem automática de emergência), tendo pouco ou nenhum efeito sobre a capacidade do automóvel em absorver a energia de uma colisão.

A sua função não deixa de ser preciosíssima, pois permite atenuar os efeitos de uma colisão ou mesmo evitá-la na totalidade.

O Nissan Micra sem o pacote de segurança consegue quatro estrelas. A proteção para adultos, crianças e pedestre é boa, mas a assistência à segurança é apenas medíocre. Com o pacote de segurança – travagem automática com deteção de peões e sistema inteligente de manutenção de faixa – a sua classificação ascende às cinco estrelas. A classificação nesta categoria passa a boa, superando largamente a alcançada pelo Skoda Kodiaq e Mini Countryman.

No caso do Suzuki Swift a adição do pacote de segurança conta uma história semelhante à do Nissan Micra. No entanto, o Swift consegue apenas três estrelas sem o pacote e quatro com o equipamento extra. Esse equipamento resume-se à adição de travagem automática, o que permitiu subir a classificação nesta categoria de má para medíocre. O comportamento nas restantes categorias também é bom, apesar de ligeiramente inferior ao dos outros modelos testados.

A Euro NCAP publicará novos resultados a 5 de julho.

Nissan Micra

Suzuki Swift

Skoda Kodiaq

Mini Countryman

 

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos