Ruído
Shhh… União Europeia amordaça motores para reduzir ruído dos automóveis
Para reduzir o ruído dos automóveis, novas regras europeias entrarão em vigor no próximo ano — os motores serão os principais afetados.

Quando conduzimos o Honda Civic Type R, talvez o único ponto a merecer crítica seja o som do seu motor, ou melhor, a falta dele — sem dúvida que merecia uma voz em sintonia com as suas capacidades dinâmicas e prestacionais. Bem, é como se o “silêncio” do hot hatch previsse o futuro — vêm aí novas regras europeias para limitar o ruído dos automóveis.
Foi durante a apresentação dos novos A 45 e CLA 45, em declarações da AMG á publicação australiana Motoring, que acabámos por ficar expostos a esta próxima realidade.
A casa de Affalterbach — conhecida pelos seus sonoros e musculados V8 — afirmou que o som da próxima geração dos seus modelos será obrigatoriamente mais discreto. A nova família de modelos 45 é a primeira a obedecer ao novo regulamento.
Estão a imaginar um V8 da AMG com voz de menino de coro? Pois, nós também não…
VÊ TAMBÉM: 11 100 rpm! Este é o V12 naturalmente aspirado do Aston Martin Valkyrie
Este regulamento da União Europeia acabará por não afetar apenas os automóveis vendidos na Europa. Bastian Bogenschutz, diretor de planeamento de produto para os Mercedes-AMG compactos, justifica: “Podemos (desenvolver sistemas de escape específicos), mas é muito caro fazê-lo para todos os mercados, é muito difícil”.
Até agora, havia forma de contornar a legislação existente. Muitos foram os desportivos equipados com uma válvula bypass, que permitia ter, efetivamente, uma sonoridade tipo Dr. Jekyll e Mr. Hide — suave que nem um ronronar de um gatinho em modo “normal” e, ao toque de um botão (ou a escolher outro modo de condução), um rugido capaz de acordar um morto, adicionando ainda uma panóplia de “pops” e “bangs”, que em muito enriquecem a experiência sonora.
Não mais! Ao abrigo dos novos regulamentos, a medição do ruído emitido pelo motor será sempre feita no seu modo mais “barulhento”, precisamente onde reside essa camada extra de diversão sonora.

Regulamento N.º 540/2014, o culpado
Afinal que regulamento é esse que se prepara para amordaçar o ruído dos automóveis? Escondido sob a inócua referência n.º 540/2014, encontramos o regulamento que trata de tudo relativo ao nível sonoro dos veículos a motor e dos sistemas silenciosos de substituição.
VÊ TAMBÉM: Obra de arte em titânio reduz peso do Aventador SVJ em 1%O objetivo passa por combater o excesso de ruído do tráfego, devido às consequências nefastas para a saúde, como refere uma das considerações do regulamento n.º 540/2014:
O ruído devido ao tráfego causa vários tipos de danos à saúde. O stress prolongado devido à exposição ao ruído pode levar ao esgotamento das reservas do organismo, perturbar as funções reguladoras dos órgãos e, consequentemente, limitar a sua eficácia. O ruído devido ao tráfego representa um potencial fator de risco para o desenvolvimento de doenças e outros problemas de saúde, tais como a hipertensão e o enfarte do miocárdio.
Assim, o regulamento define metodologias de teste para medir o ruído dos automóveis (ligeiros e pesados), como também coloca limites ao ruído que poderão emitir. Em relação aos automóveis de passageiros (categoria M), estes são os limites a cumprir:
Categoria | Descrição | Valores-limite em dB | ||
---|---|---|---|---|
Fase 1 — a partir de 1 de julho de 2016 | Fase 2 — novos modelos a partir de 1 de julho de 2020 e a primeira matrícula a partir de 1 de julho de 2022 | Fase 3 — novos modelos a partir de 1 de julho de 2024 e a primeira matrícula a partir de 1 de julho de 2026 | ||
M1 | relação potência massa ≤ 120 kW/1000 kg | 72 | 70 | 68 |
M1 | 120 kW/1000 kg < relação potência massa ≤ 160 kW/1000 kg | 73 | 71 | 69 |
M1 | 160 kW/1000 kg < relação potência massa | 75 | 73 | 71 |
M1 | relação potência massa > 200 kW/1000 kg
Número de lugares sentados ≤ 4 Ponto R do lugar sentado do condutor ≤ 450 mm acima do solo |
75 | 74 | 72 |
Nota: Categoria M — Veículos a motor concebidos e construídos para o transporte de passageiros com, pelo menos, quatro rodas; Categoria M1 — Veículos concebidos e construídos para o transporte de passageiros com oito lugares sentados no máximo, além do lugar do condutor.
Para ter uma ideia aproximada do que significam aqueles valores em dB (decibéis — escala logarítmica para medir o som), 70 dB equivale a um tom de voz normal a 30 cm de distância, ao ruído de um aspirador ou de um secador de cabelo.
Convém notar que os valores da tabela acima não são referentes apenas ao ruído do motor/escape. Os valores-limite anunciados referem-se ao ruído total produzido pelo automóvel, ou seja, além do ruído do motor/escape, também entram para as contas o ruído de rolamento provocado pelos pneus — uma das principais fontes de ruído dos automóveis. Como seria de esperar, também os pneus têm o seu próprio conjunto de requisitos a cumprir: Regulamento N.º 661/2009.
VÊ TAMBÉM: Lotus Evija. O carro mais potente do mundo e… o mais pesado Lotus de sempreOlá, som artificial
Com o barulho de escape a ser substancialmente reduzido nos próximos anos por força dos regulamentos, ouvir o motor de máquinas de calibre mais desportivo, por parte do condutor, vai ficar mais difícil. No entanto, há uma solução, nem sempre a mais apreciada: som “aumentado” de forma artificial, recorrendo ao sistema de som do automóvel.

Facto é que os motores hoje em dia já não têm grande voz de tenor e muitos são “mudos”, salvo algumas excepções, devido à “invasão” turbo que os motores a gasolina conheceram. E são cada vez mais carros, como alguns dos hot hatch que testámos, que recorrem a estes artifícios para compensar uma falta inata de voz.
Agora, à luz dos novos regulamentos, deverá ser a única solução à disposição dos construtores para dar voz às suas máquinas mais possantes… pelo menos no interior do habitáculo.
Certamente, vamos-nos queixar nos próximos anos pela falta de voz naqueles carros que mais voz deveriam ter. Até lá, ainda há espaço para momentos destes:
Mais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL