Notícias Obra de arte em titânio reduz peso do Aventador SVJ em 1%

Escape

Obra de arte em titânio reduz peso do Aventador SVJ em 1%

Por trás deste belíssimo escape em titânio para o Lamborghini Aventador SVJ está o nome do seu ex-piloto de testes, Valentino Balboni.

VB Escape em titânio

O lendário piloto de testes da Lamborghini, Valentino Balboni, após a sua passagem à reforma em 2008, fundaria, anos mais tarde, em 2016, uma empresa com as iniciais do seu nome: VB. O objetivo? Para já, dedicar-se ao desenvolvimento de sistemas de escape after-market para vários modelos da Lamborghini.

A sua mais recente criação podem ver nas imagens que ilustram este artigo — um visualmente impressionante escape construído integralmente em titânio para o Lamborghini Aventador SVJ.

Ao recorrer ao titânio permite que este escape pese apenas 4,66 kg (!), apesar das suas generosas dimensões. Um valor tão reduzido para esta obra de arte que permitiu que o Aventador SVJ visse a sua massa reduzida em cerca de 1%.

RELACIONADO: Lamborghini Aventador SVJ revelado. Mais do que esperávamos!

Convém recordar que de leve o Lamborghini Aventador SVJ tem pouco. O vasto superdesportivo anuncia 1525 kg de peso… a seco — sem fluídos de qualquer espécie e condutor a bordo. Em ordem de marcha facilmente adiciona 150 kg ou mais ao valor a seco, justificado pelo enorme V12 que tem de ser alimentado, posicionado atrás das costas.

Não é apenas o baixo peso do escape que se destaca, já que a sua forma foi objeto de enorme cuidado na sua definição. Não só para garantir uma passagem fluída e perfeita dos gases de escape, como também a nível formal, remetendo para o touro enfurecido que simboliza a marca, aludindo a um par de… chifres.

Serão produzidas apenas 63 unidades deste muito especial escape em titânio, mais 15 unidades adicionais — estas fazem parte de uma edição especial com assinatura do próprio Valentino Balboni. Outro pormenor é a forma como o escape é entregue, numa embalagem exclusiva, como podemos observar na imagem abaixo.

VB Escape em titânio

Quanto custa esta obra de arte em titânio? Não sabemos, mas considerando que foi desenvolvido em exclusivo para o mais especial e caro dos Aventador, presumimos que o quanto custa seja de pouco interesse para os os potenciais clientes — presumimos que a procura suplantará a oferta.

RELACIONADO: Lamborghini Aventador SVJ. O recorde em vídeo, lado-a-lado com o Porsche 911 GT2 RS
Lamborghini Aventador SVJ 63
Sabe esta resposta?
Qual destes Lamborghini faz parte da linhagem de antecessores diretos do Aventador?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Diablo: um “puro sangue” dos anos 90
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lamborghini Diablo: um “puro sangue” dos anos 90