Notícias Foi há 30 anos que a Opel equipou todos os seus modelos com catalisador

Efeméride

Foi há 30 anos que a Opel equipou todos os seus modelos com catalisador

Foi há trinta anos que a Opel passou a oferecer catalisador de série em toda a sua gama. Hoje, todos os modelos da marca cumprem a norma Euro 6d-TEMP.

Gama catalisada Opel

Se hoje em dia o catalisador é visto como uma peça “normal” em qualquer carro, tempos houve em que este era visto como um “luxo” destinado apenas aos modelos mais caros e adotado por marcas com elevadas preocupações ambientais. Entre estas, destacar-se-ia a Opel, que a partir de 1989 viria a lançar as bases para democratização do catalisador.

Essa “democratização” teve início a 21 de abril de 1989, quando a Opel anunciou a decisão de oferecer de série em toda a sua gama aquele que era visto à época como o melhor mecanismo de redução de emissões poluentes: o catalisador de três vias.

A partir daquela data, todos os modelos Opel passaram a ter, pelo menos, uma versão equipada com catalisador de série, versões essas que facilmente eram identificadas pelo famoso logótipo “Kat” que surgia na traseira dos modelos da marca alemã.

VÊ TAMBÉM: E Prototype. Em vídeo o primeiro Honda 100% elétrico a baterias
Opel Corsa A
Em 1985 o Opel Corsa 1.3i tornou-se no primeiro utilitário na Europa a ter uma versão com catalisador.

Uma gama completa

A grande novidade da medida anunciada pela Opel não era a adoção do catalisador de três vias, mas sim a chegada deste a toda a gama. Como o então diretor da Opel, Louis R. Hughes confirmava: “A Opel é o primeiro fabricante a oferecer a melhor tecnologia a favor do ambiente como parte do equipamento de série de toda a gama, desde o modelo mais pequeno até ao topo de gama”.

Assim, a partir de 1989, passariam a ser cinco os Opel com versões catalisadas: Corsa, Kadett, Omega e Senator, concluindo assim uma estratégia que a marca havia iniciado cinco anos antes com o objetivo de melhorar a proteção ambiental.

VÊ TAMBÉM: Opel antecipa-se e quer cumprir a norma Euro 6d-TEMP ainda este ano
Opel Grandland X
O Opel Grandland X vai ser o primeiro modelo da marca alemã a receber uma versão híbrida plug-in.

Hoje, 30 anos depois da chegada de versões catalisadas a toda a gama Opel, a marca alemã prepara-se para lançar a versão híbrida plug-in do Grandland X e o primeiro Corsa elétrico, duas medidas que se enquadram no plano da marca de ter em 2024 uma versão eletrificada de cada um dos seus modelos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento