Branded Content Ford Focus Active. O que o distingue dos outros Focus?

patrocinado Ford

Ford Focus Active. O que o distingue dos outros Focus?

Lançado em 2018, o Ford Focus Active junta o melhor de dois mundos: a versatilidade de um crossover com a dinâmica típica do Ford Focus.

Ford Focus Active

Lançado há cerca de 20 anos (o primeiro Focus data de 1998), ainda hoje o Focus continua a adaptar-se às exigências do mercado. Depois de já o termos conhecido como desportivo (nas variantes ST e RS), carrinhahatchback de três portas e até descapotável, o Focus surge agora com um visual aventureiro indo ao encontro das mais recentes tendências de mercado.

Terceiro membro da família de modelos Active da Ford, o Ford Focus Active vem pegar num testemunho deixado pela série limitada X Road (da qual só houve 300 unidades destinadas ao mercado holandês) e que já na segunda geração do compacto da Ford oferecia à versão carrinha um visual aventureiro.

A diferença é que desta vez o Focus Active também traz o visual robusto à versão hatchback, conciliando o melhor de dois mundos: à versatilidade típica dos SUV e crossover, alia as capacidades dinâmicas que são imagem de marca do Focus desde que a primeira geração surgiu em 1998.

Ford Focus Active
O Focus Active está disponível na variante hatchback e carrinha.

Visual aventureiro como ponto de partida

Para criar esta versão, a Ford recorreu a uma receita simples: pegou no Focus (tanto nas variantes carrinha e cinco portas) e adicionou à base mais que comprovada do seu familiar (principalmente a nível dinâmico) uma série de equipamentos e acessórios que lhe permitem destacar-se no meio dos concorrentes.

Para garantir que o Ford Focus Active não é apenas “fogo de vista”, a Ford aumentou-lhe a altura ao solo (+30 mm à frente e 34 mm atrás) e ofereceu-lhe a suspensão traseira multibraços normalmente reservada para as motorizações mais potentes.

Já em termos estéticos, o Focus Active recebeu barras de tejadilho e várias proteções em plástico (nos pára-choques, laterais e cavas das rodas), tudo para que aquele passeio mais aventureiro não ameace a pintura. Já as jantes podem ser de 17” ou de 18” equipando com pneus 215/55 no caso das jantes de 17” e 215/50 com as jantes opcionais de 18”.

Ford Focus Active
O Focus Active recorre a uma suspensão traseira multibraços.

Já no interior, o Focus Active surge com bancos com almofadado reforçado, costuras a cor contrastante e o logotipo Active para além de vários detalhes de decoração e de escolhas de tons específicas para esta versão mais aventureira.

Quanto ao espaço, na versão de cinco portas a bagageira oferece 375 l de capacidade (em opção pode contar com um tapete reversível opcional, com uma face em borracha e um prolongamento em tela plástica para proteger o para-choques). Já na carrinha a bagageira oferece uns impressionantes 608 l de capacidade.

Ford Focus Active
O Ford Focus Active conta com detalhes específicos no interior.

Motorizações para todos os gostos

A gama do mais aventureiro dos Ford Focus está disponível em duas variantes com motorizações a gasolina e Diesel. A oferta a gasolina é composta pelo já muito premiado 1.0 EcoBoost na versão de 125 cv podendo este ser associado à caixa manual de seis velocidades ou automática de oito.

Ford Focus Active
A versão carrinha do Ford Focus Active conta com uma bagageira com 608 l de capacidade.

Já a oferta Diesel é composta pelo 1.5 TDCi EcoBlue e pelo 2.0 TDCi EcoBlue. O primeiro apresenta-se com 120 cv e pode ser associado tanto à caixa manual de seis velocidades com à automática de oito velocidades.

Por fim, o 2.0 TDCi EcoBlue, é o motor mais potente que com que o Ford Focus Active pode ser equipado oferecendo 150 cv. No que diz respeito à transmissão, este motor pode surgir em conjunto com a caixa manual de seis velocidades ou com a automática de oito velocidades.

Ford Focus Active

Modos de condução para aventuras urbanas (e não só)

Aos três modos de condução já existentes nos restantes Focus (Normal, Eco e Sport) o Ford Focus Active acrescenta os novos modos de condução Slippery (Escorregadio) e Trail (Trilhos).

No primeiro, o controlo de estabilidade e tração é ajustado para reduzir o patinar das rodas em pisos escorregadios como lama, neve ou gelo, tornando ainda o acelerador mais passivo.

Já no modo Trail, o ABS é ajustado para permitir um maior deslizamento, o controlo de tração passa a permitir uma maior rotação das rodas de forma a que os pneus consigam libertar-se do excesso de areia, neve ou lama. Também neste modo o acelerador se torna mais passivo.

Ford Focus Active
O condutor do Focus Active conta com três modos de condução especialmente pensados para andar por “maus caminhos”.

Para além destes modos de condução, graças à suspensão mais elevada (e com taragem revista) o Ford Focus Active mostra-se capaz de chegar onde os outros Focus não chegam, sendo a proposta ideal para quem gosta de ir além dos limites da cidade.

Segurança não foi esquecida

Como não podia deixar de ser, e tal como acontece com a restante gama Focus, o Ford Focus Active conta com vários sistemas de segurança e ajuda à condução. Destes destacam-se o cruise control adaptativo, o reconhecimento de sinais, o Active Park Assist 2 (que é capaz de estacionar o carro sozinho), o sistema de manutenção na faixa de rodagem ou o Evasive Steering Assist, que é capaz de desviar o Focus Active de um veículo parado ou a circular mais devagar.

Advertisement