Notícias O Volkswagen mais potente que podes comprar é o Touareg V8 TDI

Salão de Genebra 2019

O Volkswagen mais potente que podes comprar é o Touareg V8 TDI

Com 421 cv, o Volkswagen Touareg V8 TDI é o mais potente Volkswagen que se pode comprar hoje. E tudo isto graças a um motor Diesel!

Volkswagen Touareg V8 TDI
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Por norma, quando falamos num V8 com 421 cv assumimos duas coisas: a primeira é que se trata de um motor a gasolina, a segunda é a de que se encontra debaixo do capot de um qualquer desportivo.

Aqui não se trata nem de uma coisa nem outra: o Volkswagen Touareg é um SUV de dimensões generosas e o seu V8 “bebe” esse demonizado combustível chamado de gasóleo.

Apresentado no Salão de Genebra 2019, o V8 TDI com 4.0 l de capacidade que equipa este Touareg é o mesmo usado pelo Audi SQ7 TDI. No entanto, no Volkswagen a potência fica-se “apenas” pelos 421 cv, não chegando aos 435 cv oferecidos pelo Audi. Já o valor do binário é o mesmo, mantendo-se nuns impressionantes 900 Nm.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Volkswagen Touareg V8 TDI
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O V8 TDI vem-se juntar aos motores V6 (Diesel e a gasolina) já oferecidos na gama Touareg, e faz do SUV o mais potente Volkswagen da atualidade, superando pelo número de cavalos de um up! GTI, os 300 cv apresentados pelos bem mais desportivos T-Roc R ou Golf R.

Performances de topo

Graças à adoção do V8 TDI, o Touareg passou a ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9s. Já a velocidade máxima fica-se pelos 250 km/h (limitados eletronicamente).

A Volkswagen anunciou dois packs de estilo distintos, o Elegance e o Atmosphere, no entanto, em Genebra ficámos a conhecer o V8 TDI com as roupagens mais desportivas R-LIne. Quanto aos outros dois packs de estilo, o primeiro aposta nas cores alegres e nos detalhes em metal e o segundo apresenta um visual mais clássico com detalhes em madeira.

Volkswagen Touareg V8 TDI
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Ainda em termos de equipamento, todos os Touareg V8 TDI vão contar com equipamentos como a suspensão de ar, bagageira com fecho elétrico, jantes de 19” entre outros. Para já ainda não são conhecidos os preços do novo Touareg V8 TDI no mercado nacional nem quando é que este chegará a Portugal.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Golf BiMotor que participou em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen restaura o Golf BiMotor que participou em Pikes Peak