Autopédia Não sabes como te sentar corretamente ao volante? A Jaguar explica

Vídeo

Não sabes como te sentar corretamente ao volante? A Jaguar explica

Pode não parecer, mas a posição de condução ideal tem ciência por detrás. Para saberes como a alcançar vê este vídeo da Jaguar.

Jaguar XE posição de condução Ver vídeo

Desde o momento em que começamos a aprender a conduzir que vamos recebendo conselhos acerca da posição de condução ideal. No entanto, uma rápida observação diz-nos que nem toda a gente segue esses conselhos, razão pela qual um vídeo da Jaguar vem agora relembrá-los.

Ao todo são nove as dicas apresentadas pela Jaguar para alcançar a posição de condução ideal. O primeiro conselho da marca britânica é que se esvaziem os bolsos, uma vez que, de acordo com o Dr. Steve Iley, médico chefe da Jaguar, a presença nos bolsos da carteira, do telemóvel ou das chaves de casa afeta a forma como nos sentamos.

Outros dos conselhos são que nos devermos sentar com as costas encostadas totalmente ao banco e o mais atrás no banco possível (nada de conduzir em cima do volante). O médico chefe da Jaguar refere ainda que é importante que mesmo quando viramos o volante, os ombros estejam sempre encostados às costas do banco.

VÊ TAMBÉM: Jaguar XE Project 8: o táxi do Nürburgring que nós já conduzimos
Jaguar XJ
A Jaguar quer que os condutores aprendam a sentar-se ao volante, para isso fez um vídeo com várias dicas.

Costas direitas e braços fletidos

Ao contrário do que muitos de nós costumam fazer (principalmente aqueles que preferem conduzir quase deitados), no vídeo da Jaguar o Dr. Steve Iley refere que se deve ajustar as costas do banco até que a pélvis e a coluna estejam alinhados, o que, de acordo com a imagem, significa ficar com as costas quase direitas.

o encosto de cabeça deve ser baixo até que o topo da cabeça esteja alinhado com o topo do encosto. Por fim, a distância dos bancos aos pedais deve ser ajustada de forma a que mesmo com o acelerador pressionado a fundo o joelho continue ligeiramente fletido, enquanto os braços também devem ficar ligeiramente fletidos enquanto se segura o volante.

Se é ou não a posição de condução mais confortável não temos a certeza, no entanto, uma coisa é certa: deve ser mais segura do que algumas posições de condução com que nos vamos cruzando diariamente em que o condutor ou vai praticamente colado ao volante e com as costas inclinadas para a frente ou então com o banco tão baixo que só se lhe vêem os olhos.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Jaguar I-Pace?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar I-Pace. Simplesmente o melhor elétrico que já conduzi