Notícias Jaguar Land Rover declaram guerra aos enjoos

Tecnologia

Jaguar Land Rover declaram guerra aos enjoos

A Jaguar Land Rover fez um estudo sobre o enjoo nas viagens de automóvel. Graças a isso identificou técnicas que permitem reduzir os enjoos em 60% dos casos.

Land Rover

Todos nós conhecemos alguém que enjoa em viagens de carro. Para evitar essas situações desagradáveis a Jaguar e a Land Rover levaram a cabo um estudo para perceber o que causa os enjoos e como o combater.

Assim, os futuros modelos das duas marcas vão ser capazes de reconhecer quando os seus ocupantes estão enjoados e ajustar a dinâmica e as características do interior do carro para minimizar os efeitos. Tudo graças a um algoritmo que calcula e classifica o bem estar individual dos passageiros e do condutor.

De acordo com Spencer Salter, investigador na área das tecnologias para o bem-estar, “À medida que avançamos para um futuro com veículos autónomos, onde os ocupantes terão mais tempo para trabalhar, ler ou relaxar durante as viagens mais longas, é importante desenvolver veículos que possam adaptar-se de modo a reduzir os efeitos provocados pelo enjoo durante a condução”.

VÊ TAMBÉM: A Rover nunca produziu um 75 coupé mas houve quem o fizesse

As causas do enjoo

A Jaguar Land Rover concluiu que o desconforto durante o movimento ocorre, principalmente, quando os olhos observam informação distinta da que é recebida através dos ouvidos, pele ou corpo, como por exemplo quando se lê mensagens enquanto se circula de carro. Para além disso uma temperatura excessivamente elevada dentro do carro também se revelou prejudicial.

RELACIONADO: 6 dicas da Ford para evitar os enjoos no carro

As soluções

Entre as soluções propostas pela Jaguar Land Rover para minimizar o enjoo encontram-se o ajuste da temperatura ambiente (mantendo-a mais fresca), o uso da suspensão ativa para ir ajustando o amortecimento e ainda a colocação do sistema de infotainement numa posição mais alta para que esteja à altura do olhar dos passageiros.

Outras soluções encontradas foram o uso do sistema de navegação para que os passageiros se prepararem para o traçado onde circulam e ainda o ajuste da altura do banco para que os ocupantes do carro vejam melhor a estrada e a paisagem.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Land Rover Series I?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Land Rover comemora 70 anos. Festejos começam com transmissão online