Troféu C1 Learn & Drive

Como transformar um Citroën C1 num carro de corridas

Nas próximas semanas vais ver como é possível transformar um humilde Citroën C1 num carro de corridas. Bem vindo ao Troféu C1.

“O meu sonho era ser piloto”. Esta deve ser uma das frases mais «batidas» entre os entusiastas dos automóveis. Quem nunca, não é verdade?

Porém, ser piloto não é fácil. Às vezes – talvez até na maioria dos casos – nem é por falta de talento, é por falta de oportunidade.

E se no caso do modesto Citroën C1 fosse igual? Falta de oportunidade. Será que com as devidas modificações o modesto C1 pode ser um carro de corridas?

RELACIONADO: Já testámos o Troféu C1. Simplesmente BRUTAL!
Troféu C1 meme

Como poderás ver neste artigo, as alterações necessárias para transformar o Citroën C1 numa máquina de corridas à escala nem são assim tantas.

Troféu C1. Da estrada para as pistas

Se ainda não ouviste falar do Troféu C1 sê bem-vindo à terra. É um troféu muito acessível, organizado pela Motor Sponsor, cuja base assenta no simples e fiável Citroën C1.

RELACIONADO: Troféu C1. Desafia os teus amigos e alinha neste troféu «low-cost»

Um modelo que, como sabemos, não nasceu para brilhar nas pistas mas… isso resolve-se!

Troféu C1

O organização do troféu preparou um kit que promete fazer do C1 uma verdadeira máquina de corridas à medida das necessidades de uma competição que se quer: competitiva, divertida, segura e pouco onerosa.

O que inclui o Kit de Troféu C1?

  • Roll-bar
  • Braços de suspensão adaptados
  • Transmissão adaptada
  • Extensíveis das ponteiras de direção
  • Proteção dos tubos de gasolina e depósito
  • Suporte de lastro
Citroën C1 Troféu kit

Agora que já conhecemos cada um dos elementos que compõe o kit, vamos ver o que é que cada um faz pelo Citroën C1.

Roll-bar

O Roll-bar incluído no Kit Troféu C1 tem não só homologação da FPAK para o troféu, como tem também homologação extensível a outras competições. Está atento que não faltará muito para veres os pequenos Citroën C1 em mais provas para além das provas do Troféu C1.

Os objetivos são óbvios: zelar pela segurança do piloto em caso de acidente e melhorar a dinâmica do carro, já que o roll-bar vai aumentar a resistência à torção da carroçaria.

Braços de suspensão adaptados

Os novos braços de suspensão vão permitir ajustes de camber e caster, uma das únicas afinações possíveis dentro do regulamento do troféu. Estas afinações vão permitir um comportamento em curva melhorado. O camber máximo permitido à frente é de -4.0º e atrás é de -3,5º.

Aqui és tu quem decide. Mais poder de travagem ou maior tração em curva? E que tal um pouco de ambas? É nestes detalhes que se ganham e perdem corridas.

Transmissão adaptada

Este item pretende essencialmente garantir a fiabilidade do carro. Em competição este elemento sofre um desgaste superior ao previsto para um automóvel pensado para viver na cidade e não nas pistas.

É por isso que a transmissão dos Citroën C1 de troféu foi reforçada.

Extensíveis das ponteiras de direção

Com a alteração dos braços de suspensão, a largura do eixo dianteiro também aumentou, daí serem necessárias ponteiras de direção maiores.

Proteção dos tubos de gasolina e depósito

Mais itens que pretendem assegurar a segurança, não apenas do piloto mas de todos em pista. A proteção dos tubos de gasolina e depósito, evita danos diretos nestes componentes, seja numa colisão, seja apenas por aquecimento de algum componente.

Objetivo? Que ninguém se magoe e que o teu estimado Citroën C1 não se transforme numa bola de fogo.

RELACIONADO: A Citroën faz 100 anos e quer celebrar à grande

Suporte de lastro

O suporto de lastro é onde cada carro levará o lastro necessário para que na balança acuse o peso mínimo de 860 kg, sem piloto. A montagem deste suporte é feita no lugar do passageiro.

A lista continua…

Para além destes itens incluídos no Kit de troféu do organizador, existem outros items obrigatórios, a saber:

  • Amortecedores
  • Molas
  • Baquet
  • Cintos
  • Extintor
  • Corta-corrente

Amortecedores

Este é um dos poucos itens para os quais a organização dá alguma liberdade. É possível ter os amortecedores originais Citroën, ou alterar para KYB ou Bilstein. Naturalmente que um destes últimos dará ao carro um comportamento em curva e uma estabilidade superiores, pelo que são os mais recomendados.

Troféu C1

Molas

A mesma situação se verifica com as molas, para as quais a organização permite manter as Citroën ou alterar entre uma das duas hipóteses: Eibach ou Apex. Uma vez mais a alteração para uma destas é recomendável.

Baquet

É obrigatória a montagem de uma baquet homologada pela FIA. A organização deixa ao critério de cada um a marca e modelo desde que cumpra a homologação necessária, já que é uma questão de preferência pessoal.

Troféu C1
Olhem para o pequenote a tentar apanhar-me…

Cintos

É obrigatório o uso de cintos de competição de quatro pontos. Nem vale a pena explicar porquê, não é?

Extintor

Não é apenas a colocação de um extintor dentro do C1, mas sim da montagem de um sistema ligado a esse mesmo extintor para que, em caso de incêndio no compartimento do motor, seja possível extinguir o fogo.

Corta-corrente

Uma vez mais por questões de segurança, é obrigatório o uso de um corta-corrente, para que em caso de acidente seja possível aos comissários de pista, do lado de fora, cortar a corrente do carro.

Depois, só nos sobram dois itens…

  • Travões
  • Pneus

Travões

No que diz respeito a travões, é obrigatório o uso de pastilhas Ferodo, específicas do Troféu C1, fornecidas pela organização.

Pneus

Os pneus também são fornecidos pela organização e terão que ser obrigatoriamente da marca Nankang AS1 nas medidas de origem 155/55 R 14 com a marca do organizador na parede do pneu. O objetivo é uma vez mais a competitividade e o baixo custo.

Troféu C1

Troféu C1 promete!

Depois de tudo isto e de mais um ou outro pormenor como as películas coloridas e transparentes nos espelhos para reduzir o reflexo da luz e a propagação de partes deste em caso de quebra, o gancho de reboque e a rede para a janela, o teu Citroën C1 está pronto para a competição.

Nesta primeira temporada do Troféu C1 vão alinhar mais de 40 carros na grelha de partida e um deles será da equipa Razão Automóvel/Clube Escape Livrea primeira curva vai ser bonita…

A primeira prova é já dia 7 de abril em Braga, mas nós vamos fazer alguns testes antes disso… está atento ao nosso website, Instagram e YouTube para não perderes nenhum momento da nossa participação no Troféu C1.

Quanto custa tudo isto?

Em breve, noutro artigo, vamos fazer as contas todas e dizer-te quanto podes gastar para ter um Citroën C1 pronto a fazer o Troféu. Está atento!”

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos