Notícias Onde está o pneu sobressalente do pequeno Fiat 600 Multipla?

Arranque a Frio

Onde está o pneu sobressalente do pequeno Fiat 600 Multipla?

O Fiat 600 Multipla é mais pequeno que um Fiat 500 atual, mas leva até seis pessoas, o que não deixa espaço para muito mais, nem para o pneu sobressalente.

Fiat 600 Multipla

A história da Fiat está pejada de pequenos automóveis que são autênticos milagres de packaging. Basta olhar para o Fiat 600 Multipla (1956-1969). Com 3,53 m de comprimento, é 4 cm mais curto que o Fiat 500 atual, mas o 600 Multipla é capaz de transportar seis pessoas em três filas de bancos(!) — havia outra configuração com apenas duas filas de bancos.

Como devem imaginar, nesta versão de seis lugares, não sobra espaço para muito mais, nem sequer para bagagens, o que trouxe vários problemas… Ao contrário do que acontece nos nossos dias, naquele tempo não havia kits de reparação, nem rodas de emergência, mas sim um verdadeiro pneu sobressalente. O que, no caso do Fiat 600 Multipla, colocava um sério problema — onde colocá-lo?

O motor, com 600 cm3, está colocado bem lá atrás, havendo apenas uma pequena “prateleira” acima deste; e à frente… bem, não há frente — os ocupantes dianteiros já estão sentados sobre o eixo dianteiro.

A solução? Como podem ver nas imagens, o pneu sobressalente foi colocado à frente do “pendura”! Não é a solução mais elegante, mas sem dúvida, foi eficaz.

RELACIONADO: Fiat 500L tem o melhor opcional de sempre

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi o Fiat Punto Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Punto. Vencedor Carro do Ano 1995 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fiat Punto. Vencedor Carro do Ano 1995 em Portugal