Autopédia 5 razões para os Diesel fazerem mais binário que os motores a gasolina

Motores

5 razões para os Diesel fazerem mais binário que os motores a gasolina

Todos sabemos que os Diesel produzem mais binário que os motores a gasolina. Aqui estão as cinco razões pelas quais isso acontece.

Diesel Common Rail

Se falares com um fã dos motores Diesel e lhe relembrares que os motores a gasolina produzem, por norma, mais potência e conseguem subir muito mais de rotação ele vai atirar-te à cara uma coisa: os Diesel produzem mais binário. E, verdade seja dita, não vai estar errado.

A verdade é que se em algumas características técnicas um motor Diesel perde para um equivalente a gasolina, quando falamos de binário (ou “força” como alguns gostam de lhe chamar), um motor Diesel é bastante superior a um equivalente a gasolina.

Aliás, a diferença é tal que por vezes mesmo motores Diesel com menos cilindrada e potência debitam bastante mais binário que motores a gasolina que pertencem “a outro campeonato” de performance. Aqui estão as cinco razões para que tal aconteça.

VÊ TAMBÉM: Ascensão e queda. Toda a verdade sobre os Diesel

1. Taxa de compressão

O primeiro fator que faz com que os motor Diesel produzam mais binário é a taxa de compressão. Enquanto os pistões de um motor a gasolina param o seu movimento um pouco antes do topo do cilindro durante o ciclo de combustão, o pistão de um motor Diesel sobe até à margem do cilindro.

Os motores Diesel fazem isto porque como não recorrem a velas para efetuar a ignição, comprimem ao máximo a mistura ar/combustível no interior dos cilindros, aquecendo-a a tal ponto que esta ignifica, causando a sua combustão — muito mais rápida e eficiente do que a combustão por vela de ignição dos motores a gasolina (Otto, Atkinson, Miller).

A ajudar, os motores Diesel têm uma taxa de compressão mais elevada — no geral entre 16:1 a 18:1, contra 11:1 a 13:1 nos motores a gasolina atuais (ou 9:1 a 10:1 nos motores turbo) —, havendo uma correlação direta entre o nível de eficiência do motor e a quantidade de binário que este produz.

VÊ TAMBÉM: Motores Diesel. Como evitar problemas no filtro de partículas, EGR e AdBlue
Motor Diesel

2. Velocidade de combustão

Como já referimos, nos motores Diesel a combustão do motor é muito mais rápida, quase instantânea, já que a mistura ar/combustível auto-ignifica-se praticamente ao mesmo tempo em toda a câmara de combustão. Nos motores a gasolina a explosão é mais lenta devido ao facto de ela propagar a partir da faísca inicial da vela de ignição.

Resultado: no Diesel mais energia da explosão resulta em trabalho, neste caso o empurrar do pistão pelo cilindro, do que no motor a gasolina. Basta verificar que a distância que o pistão percorre na sua trajetória descendente no motor Diesel é menor do que aquela percorrida no motor a gasolina, quando se verifica o fim da combustão.

O que significa que, no motor a gasolina, menos energia produzida na combustão resulta no empurrar do pistão, o que se traduz em menos binário produzido.

3. Diâmetro e curso

Como sabes, o binário reflecte a força exercida sobre o pistão do motor e que é disponibilizada para provocar a rotação das rodas do veículo. O cálculo do binário é feito multiplicando a força (Newton ou N) pela distância (metro ou m) — imagina tentar desapertar uma porca com uma chave com braço de 20 cm ou com outra com um metro, e percebes como a distância entre a porca e o ponto onde é aplicada a força influencia a quantidade de força a aplicar…

No caso dos Diesel o curso do cilindro (neste caso a distância) é maior do que nos motores a gasolina (parcialmente devido ao facto de o pistão chegar mais perto do limite do curso do cilindro), logo, se tivermos em conta a fórmula usada para calcular o binário, é fácil perceber de que forma essa maior distância ajuda a obter valores de binário mais elevados.

Turbo Diesel

4. Turbo

A norma, hoje em dia, é todos os motores Diesel estarem equipados com turbo. Isto permite criar uma maior pressão dentro do cilindro que acaba por se traduzir num aumento do binário.

Para além disso, os motores turbo Diesel estão preparados para lidar com um boost superior. Isto reduz as perdas durante a fase de admissão e permite ao motor ser mais eficiente na conversão de energia para a cambota.

A sobrealimentação igualmente generalizada dos motores a gasolina nos nossos dias permitiu, no entanto, estes reduzirem a distância para os Diesel na obtenção de binário.

RELACIONADO: 5 dicas para cuidares bem do teu turbo

5. Poder calorífico

Por fim, a última das razões pelas quais os motores Diesel produzem mais binário do que os motores a gasolina tem a ver com o poder calorífico e com a densidade dos dois combustíveis.

É verdade que o poder calorífico do gasóleo (45 500 kJ/kg) é inferior ao da gasolina (45 800 kJ/kg), o que significa que mais calor está contido na gasolina para um determinado volume do que para o gasóleo. No entanto, o gasóleo é mais denso que a gasolina, conseguindo armazenar até mais 15% de energia por volume que a gasolina. Isto significa que cada vez que se dá a combustão num motor Diesel é exercida mais pressão e transferida mais energia para o pistão, produzindo assim mais binário.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do motor elétrico usado pelo Mercedes-Benz E300de?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

É Diesel e liga-se à tomada. Mercedes-Benz E300de já tem preços para Portugal