GRRRRRR

É assim que ruge o V8 Ford Cosworth do novo TVR Griffith

Expetativas elevadas para o novo TVR Griffith. E depois de ouvir o rugido do seu V8 Ford Cosworth naturalmente aspirado, queremos mesmo um…

O regresso da TVR está demorado, mas as expetativas mantém-se elevadas. O novo TVR Griffith, revelado inicialmente em 2017, é visualmente mais tímido que as fantásticas criaturas saídas na era do senhor Peter Wheeler, mas parece ter os ingredientes certos para ser um digno sucessor.

Primeiro temos o “pai” do McLaren F1, o lendário Gordon Murray, como o responsável pela concepção do Griffith, com o destaque a ir para a sua base iStream Carbon, que consiste numa estrutura tubular em aço unidos a painéis em fibra de carbono, de modo a garantir uma elevada rigidez estrutural e um peso contido — são anunciados apenas 1250 kg.

Segundo, olhando para as especificações já reveladas, temos algo que parece vindo de outra era. Coupé de dois lugares com possante V8 naturalmente aspirado (turbos, o que é isso?) posicionado longitudinalmente na dianteira, tração traseira e uma caixa… manual — nada de automatismos por aqui. A única concessão aos dias de hoje, excetuando a segurança, é a direção assistida elétrica.

Terceiro, por baixo do capot surge uma associação lendária: Ford e Cosworth. O V8 “Coyote” de 5.0 l que podemos encontrar no Ford Mustang passou pelas experientes mãos da Cosworth, prometendo à volta de 500 cv naturalmente aspirados, o que deverá garantir performances de “arregalar os olhos”.

E se este V8 já é um prazer auditivo no Mustang, no novo TVR Griffith parece rugir ainda com mais força, exacerbado pelas saídas laterais de escape. Ora oiçam lá…

Primeiras entregas em 2019

De acordo com o que foi anunciado em 2017, o novo TVR Griffith deverá começar a ser entregue no início de 2019, com as primeiras 500 unidades a fazerem parte de uma edição especial de lançamento — Launch Edition — que virá com tudo o que temos direito, incluindo uma carroçaria em fibra de carbono (aparentemente a carroçaria poderá vir com outros materiais, para garantir um preço mais acessível).

Sabes responder a esta?
Quantos cavalos o 5.0 V8 debita no Ford Mustang GT?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Ford Mustang GT V8 Fastback. Como ser uma estrela de cinema

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos