Notícias Estará a Subaru a preparar um regresso ao WRC?

Rumores

Estará a Subaru a preparar um regresso ao WRC?

Ainda é um rumor, mas fala-se no Japão que a Subaru está a preparar um "hot hatch". E o melhor de tudo é que pode vir a ser a base do regresso ao WRC.

Subaru Impreza WRC

Se és fã de ralis de certeza que te lembras dos Subaru Impreza que pilotos como Colin McRae ou Petter Solberg levaram ao lugar mais alto do pódio no mundial de ralis. Pois bem, de acordo com a Motor1, parece que a Subaru, poderá estar a preparar um hot hatch (segmento B) para o seu regresso ao WRC (Campeonato Mundial de Ralis).

O rumor surgiu no site japonês Response, que refere que a marca japonesa está a preparar um concorrente para o Ford Fiesta e o Volkswagen Polo para aumentar a sua presença no mercado europeu. O novo modelo poderia ter como base o protótipo Viziv Performance (em baixo), que a marca mostrou em 2017.

Apesar de o site japonês defender que o modelo poderia estar pronto para correr no mundial de ralis já em 2020 é pouco provável que isso fosse possível. Primeiro porque a Subaru não tem nenhum modelo de pequenas dimensões cuja base pudesse usar, segundo porque o desenvolvimento de um novo modelo leva três a quatro anos o que não permitiria, como é óbvio, entrar no WRC em 2020.

RELACIONADO: Vira o disco e toca o mesmo, Loeb regressa e ganha na Catalunha
Subaru Viziv Performance

 

Pressões de parceiros podem levar ao regresso

Para além da vontade de reforçar a presença no mercado europeu, pode haver outra justificação para o possível regresso da Subaru ao mundial de ralis. É que de acordo com o editor da Autosport.com, David Evans, a Toyota (com quem a Subaru tem uma parceria da qual nasceram, por exemplo o GT86 e o BRZ) estaria interessada no regresso da sua compatriota ao mundial de ralis.

 "(o chefe da Toyota) Akio Toyoda está a pressionar bastante para que a Subaru se junte ao WRC para correr contra a Toyota."

David Evans, Autosport.com,

Ainda no mundo dos rumores relativos à Subaru, o site japonês Response refere que a marca estará a desenvolver um desportivo de motor central. Apesar de não haver dados concretos o modelo poderá vir a ser um híbrido plug-in com motor boxer turbo, no entanto ainda não há dados que confirmem o desenvolvimento de um modelo com estas características.

Apesar de ainda serem só rumores não podemos deixar de alimentar a esperança do regresso ao WRC pela Subaru, o palco que a tornou famosa. Afinal de contas foi já em 2008 que a marca japonesa se retirou dos ralis e, para nós, já foi há demasiado tempo.