Notícias Nem imaginam qual é o combustível do Aston Martin do Príncipe Carlos

Insólito

Nem imaginam qual é o combustível do Aston Martin do Príncipe Carlos

É óbvio que o carro da realeza não é igual aos restantes. Mas o Príncipe Carlos chegou ao ponto de nem querer usar o mesmo combustível.

Aston Martin DB6 Volante do Príncipe Carlos

Já todos ouvimos o sloganse conduzir não beba“. No entanto nada diz que não podemos inserir bebidas alcoólicas no depósito do nosso carro.

Este parece ter sido o raciocínio do Príncipe Carlos de Inglaterra quando decidiu converter o seu Aston Martin DB6 Volante para que funcionasse com recurso a um combustível feito a partir de vinho branco.

A União Europeia tem limites muito restritos em relação à produção de vinho, sendo que quaisquer excessos de produção não podem ser vendidos ao público, sendo reutilizados para criar biocombustíveis. Daí até ao herdeiro do trono britânico (que é um conhecido ambientalista) decidir transformar o seu Aston Martin para que consumisse esses biocombustíveis foi uma questão de tempo.

LEIAM TAMBÉM: Motorista e mecânica de camiões. O lado «esquecido» da Rainha Isabel II
Aston Martin DB6 Volante

Assim o Príncipe Carlos decidiu convencer os engenheiros da Aston Martin a fazer a conversão. Ao início estes não estavam recetivos, afirmando que a conversão iria estragar o motor. No entanto, a persistência do membro da realeza foi tanta (ameaçou até deixar de conduzir o carro) que os engenheiros lá avançaram com a conversão.

Um Aston Martin DB6 Volante que anda a vinho?!

Assim, depois da conversão o Aston Martin da realeza britânica passou a consumir vinho, em vez de gasolina. Bem, não é 100% vinho, mas sim bioetanol (E85) feito a partir de uma mistura de gasolina, vinho branco e soro de leite.

Apesar das reticências iniciais os engenheiros da Aston Martin acabaram por admitir que não só o motor funciona melhor com o novo combustível como passou a debitar mais potência.

Aston Martin DB6 Volante
Este é o motor de seis cilindros em linha que equipa o Aston Martin DB6 Volante do Príncipe Carlos. De origem debitava 286 cv e 400 Nm de binário, resta saber quanto é que debita quando consome o novo combustível.

Esta não é a primeira vez que o Príncipe Carlos insiste em converter os veículos da família real britânica para consumirem combustíveis alternativos.

Depois de ter mandado transformar grande parte da frota de automóveis para que pudessem usar biodiesel, a mais recente conversão feita a mando do herdeiro do trono levou a que o comboio da família real deixasse de utilizar Diesel para passar a consumir óleo de fritar usado.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Aston Martin Valkyrie?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin Valkyrie. O motor atmosférico mais potente de sempre?