Notícias Derradeiro “sleeper”. O super Superb que aterroriza BMW M5

Tuning

Derradeiro “sleeper”. O super Superb que aterroriza BMW M5

E se te dissesse que há um Skoda Superb capaz de ombrear em termos de performance com o BMW M5. Se não acreditas fica a conhecer este surpreendente "sleeper".

Skoda Superb sleeper

Imagina este cenário: estás num semáforo ao volante do teu BMW M5 e ao teu lado está um Skoda Superb. O semáforo abre, arrancas a fundo mas o pacato Skoda não fica para trás e acompanha-te. Carregas mais, e lá continua ele a dar água pela barba ao teu M5 de 600 cv, até que têm de travar e o Skoda pára numa distância idêntica à do teu BMW. Impossível pensas tu?

Pois. Em Inglaterra há um Skoda Superb capaz de precisamente disso.

Enquanto a Skoda não decide se lança ou não a versão RS do seu topo de gama houve um proprietário que não perdeu tempo e decidiu lançar mãos à obra e tornar o habitualmente pacato Skoda Superb num devorador de M5 e companhia. Para isso pegou no Skoda Superb equipado com tração integral e o 2.0 TSI de 280 cv, e usou-o como base para um sleeper que de certeza muitos motoristas de praça iam apreciar.

RELACIONADO: Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 cv. Uma alternativa aos premium?
Skoda Superb sleeper

Para alcançar um nível de performance no patamar do BMW M5, este autêntico Frankenstein do asfalto começou por recorrer a kits de potência Stage 1 e 2, mas não foi suficiente. O passo seguinte foi o de trocar o 2.0 TSI por um novo… 2.0 TSI com as mesmas especificações do Audi S3. Como imaginam, para ficar a debitar 568 cv (560 bhp), o motor sofreu extensas modificações.

Um bom sleeper não passa só pelo motor

Para obter um desempenho tão elevado do motor, o proprietário deste Skoda Superb instalou um kit de injeção de metanol e água e um turbocompressor melhorado para além das mexidas a nível da centralina.

Mas como a performance não se faz só com base em potência pura e dura, este Skoda Superb dispõe ainda de travões de maiores dimensões e de uma suspensão aftermarket.

Quanto à caixa de velocidades, essa é a mesma de origem, uma DSG, mas recebeu um kit de embraiagem da APR. Este Skoda passou também a contar com ponteiras de escape em carbono e com uma linha de escape fabricada pela mesma empresa que fabrica os escapes para a Aston Martin. O conceito sleeper continua quando se chega ao interior, com a única alteração que salta à vista a ser um volante com a base recortada (retirado de outro modelo do grupo Volkswagen) forrado a Alcantara.

Com as alterações levadas a cabo o dono deste Skoda Superb afirma que este é tão rápido quando o mais recente BMW M5. Se é ou não, não há certezas, no entanto, o dono mediu o tempo dos 0 aos 96 km/h com recurso a um medidor de tempos usado em competição e este acusou apenas… 2,9s! Para teres um ponto de comparação o M5 precisa de 3,1s para a mesma velocidade, e o Skoda Superb 2.0 TSI de 280 cv precisa de 5,8s (100 km/h).

Se ficaste com vontade de ter este Skoda Superb que é capaz de caçar um BMW M5 fica a saber que está à venda por cerca de 40 000 euros.

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o novo Skoda Kodiaq RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Kodiaq RS chega a Paris com recorde no “inferno verde”