Tuning
Derradeiro “sleeper”. O super Superb que aterroriza BMW M5
E se te dissesse que há um Skoda Superb capaz de ombrear em termos de performance com o BMW M5. Se não acreditas fica a conhecer este surpreendente "sleeper".

Imagina este cenário: estás num semáforo ao volante do teu BMW M5 e ao teu lado está um Skoda Superb. O semáforo abre, arrancas a fundo mas o pacato Skoda não fica para trás e acompanha-te. Carregas mais, e lá continua ele a dar água pela barba ao teu M5 de 600 cv, até que têm de travar e o Skoda pára numa distância idêntica à do teu BMW. Impossível pensas tu?
Pois. Em Inglaterra há um Skoda Superb capaz de precisamente disso.
Enquanto a Skoda não decide se lança ou não a versão RS do seu topo de gama houve um proprietário que não perdeu tempo e decidiu lançar mãos à obra e tornar o habitualmente pacato Skoda Superb num devorador de M5 e companhia. Para isso pegou no Skoda Superb equipado com tração integral e o 2.0 TSI de 280 cv, e usou-o como base para um sleeper que de certeza muitos motoristas de praça iam apreciar.
RELACIONADO: Skoda Superb Break 2.0 TDI 190 cv. Uma alternativa aos premium?
Para alcançar um nível de performance no patamar do BMW M5, este autêntico Frankenstein do asfalto começou por recorrer a kits de potência Stage 1 e 2, mas não foi suficiente. O passo seguinte foi o de trocar o 2.0 TSI por um novo… 2.0 TSI com as mesmas especificações do Audi S3. Como imaginam, para ficar a debitar 568 cv (560 bhp), o motor sofreu extensas modificações.
Um bom sleeper não passa só pelo motor
Para obter um desempenho tão elevado do motor, o proprietário deste Skoda Superb instalou um kit de injeção de metanol e água e um turbocompressor melhorado para além das mexidas a nível da centralina.
Mas como a performance não se faz só com base em potência pura e dura, este Skoda Superb dispõe ainda de travões de maiores dimensões e de uma suspensão aftermarket.

Quanto à caixa de velocidades, essa é a mesma de origem, uma DSG, mas recebeu um kit de embraiagem da APR. Este Skoda passou também a contar com ponteiras de escape em carbono e com uma linha de escape fabricada pela mesma empresa que fabrica os escapes para a Aston Martin. O conceito sleeper continua quando se chega ao interior, com a única alteração que salta à vista a ser um volante com a base recortada (retirado de outro modelo do grupo Volkswagen) forrado a Alcantara.
Com as alterações levadas a cabo o dono deste Skoda Superb afirma que este é tão rápido quando o mais recente BMW M5. Se é ou não, não há certezas, no entanto, o dono mediu o tempo dos 0 aos 96 km/h com recurso a um medidor de tempos usado em competição e este acusou apenas… 2,9s! Para teres um ponto de comparação o M5 precisa de 3,1s para a mesma velocidade, e o Skoda Superb 2.0 TSI de 280 cv precisa de 5,8s (100 km/h).
Se ficaste com vontade de ter este Skoda Superb que é capaz de caçar um BMW M5 fica a saber que está à venda por cerca de 40 000 euros.
Sabes responder a esta?
Quantos cavalos tem o novo Skoda Kodiaq RS?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Skoda Kodiaq RS chega a Paris com recorde no “inferno verde”Em cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Skoda Kodiaq RS chega a Paris com recorde no “inferno verde”Mais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL