Autónomos
Porsche diz não à condução autónoma total nos automóveis
Face ao avanço da condução autónoma a Porsche decidiu mostrar a sua visão. A marca prevê um certo nível de autonomia mas sem perder o volante e os pedais.

Nos últimos anos muito se tem falado sobre veículos autónomos. Começou-se por carros que travavam sozinhos e agora já chegámos ao ponto de as previsões apontarem um futuro em que seremos meros passageiros no nosso próprio carro.
Face a este paradigma vazio de emoção a Porsche decidiu dizer… chega! A reação da marca alemã chegou por intermédio do CEO da marca para o mercado norte-americano, Klaus Zellmer, que à margem da “Rennsport Reunion VI” explicou a visão da Porsche para a era da condução autónoma.
De acordo com Klaus Zellmer a Porsche pretende manter os pedais, o volante e, se possível, até a caixa manual, apesar de prever o uso de algumas tecnologias de condução autónoma. Tudo isto permite, de acordo com o executivo da marca, “ligar-se” ao carro.
VÊ TAMBÉM: Audi PB 18 e-tron. Superdesportivo elétrico diz não à condução autónoma
Nível 3 e 4 de condução autónoma tudo bem, nível 5 já é demais
O que a Porsche planeia fazer nos seus futuros modelos é oferecer ao proprietário a opção de conduzir o carro sempre que quiser. Apesar desta recusa de autonomizar totalmente os seus modelos a Porsche prevê equipar os seus carros com sistemas de condução autónoma de nível 3 ou até mesmo nível 4, mas nunca de nível 5 (nível no qual o carro não disponibiliza pedais nem volante).
Apesar de Klaus Zellmer reconhecer que os sistemas de assistência e de autonomização da condução ajudam o condutor nas situações de trânsito, o executivo afirmou que a marca recusa-se a afastar totalmente o proprietário do controlo do carro, pois nas outras situações a marca quer permitir que o condutor retire prazer do simples ato de conduzir.
Se a marca alemã vai conseguir ou sequer decidir manter sempre esta posição é uma incerteza, mas a confirmar-se só nos resta dizer uma coisa à Porsche, em nome de todos os petrolhead: muito obrigado!
Subscreve o nosso canal de Youtube.
VÊ TAMBÉM: O derradeiro leilão onde tudo é PorscheSabe responder a esta?
Qual a potência do Porsche 935 “Moby Dick”?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Surpresa! Porsche 935 “Moby Dick” de regressoMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL