Leilão

Este é o Porsche 911 Turbo (993) mais caro do mundo

O último Porsche 911 arrefecido a ar foi vendido por 2,7 milhões de euros. O 911 Turbo (993) conhecido como "Project Gold" foi o maior destaque do leilão.

Bastaram 10 minutos e 37 licitações para o Porsche 911 Turbo (993), conhecido como “Project Gold”, ser vendido no leilão dos 70 anos da marca alemã, por cerca de 2,7 milhões de euros, que vão reverter para a Fundação Ferry Porsche.

Este Porsche é um exemplo de restomodding mas é um pouco diferente daquilo a que estamos habituados. É que ao contrário do que é habitual nestes casos este 911 Turbo (993) foi feito a partir do zero com base numa carroçaria do 911 (993) original e graças ao recurso a diversas peças do catálogo da Porsche Classic e a algumas peças disponíveis em armazéns da marca.

Graças a isso a Porsche conseguiu criar um 911 Turbo (993) totalmente novo cerca de 20 anos depois de o último ter saído da linha de produção. Este 911 Turbo (993) recebeu um motor de seis cilindros boxer biturbo de 3.6 l e 455 cv, arrefecido a ar (como não podia deixar de ser) e ainda uma caixa manual e tração integral, tudo cortesia do catálogo da Porsche Classic.

VÊ TAMBÉM: O melhor dos anos 90: Porsche 911 GT1 Straßenversion
Porsche 911 Turbo (993)

O último Porsche 911 arrefecido a ar

Quando a Porsche decidiu que o seu exemplo de restomodding não ia partir de um carro já existente acabou por criar duas coisas: um carro completamente novo e um problema para quem o comprou. Mas vamos por partes. Em primeiro lugar, como foi feito de raiz, este Porsche recebeu um novo número de série (que é o seguinte ao do último 911 Turbo (993) produzido em 1998), sendo considerado por isso um carro totalmente novo, pelo que teve ser novamente homologado, e aí é que surge o problema.

É que para o Porsche 911 Turbo (993) “Project Gold” poder ser homologado atualmente precisava de cumprir as normas de segurança e de emissões atuais e isso é exatamente aquilo que este fantástico exemplar não é capaz de fazer. Por isso este Porsche está condenado a circular apenas em pistas uma vez que não pode circular na via pública.

RELACIONADO: Hans Mezger. Conhece o mago dos motores Porsche

No entanto não nos está a parecer que o comprador do último Porsche 911 arrefecido a ar se importe muito com o facto de não poder circular na via pública, uma vez que o mais provável é que vá parar a uma qualquer coleção privada na qual vai, muito provavelmente, passar mais tempo parado do que a andar.

RELACIONADO: Porsche 911 Speedster vai ser produzido mas…nem todos vão poder ter um

 

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do Porsche 935 "Moby Dick"?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Surpresa! Porsche 935 “Moby Dick” de regresso

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos