Notícias Smart, aproxima-se o fim da linha?

Indústria

Smart, aproxima-se o fim da linha?

A Smart pode ter os dias contados. Apesar de planear tornar-se 100% elétrica na Europa até 2020 isso não é sinónimo de que tem o futuro garantido.

Smart

Pois, é, no mercado automóvel atual já nem mesmo a promessa de se tornar uma marca 100% elétrica é sinónimo de continuidade. Que o diga a Smart, que de acordo com a Automobile Magazine está na corda bamba e corre o risco de fechar portas até 2026.

A razão pela qual a Daimler está a ponderar seriamente o futuro da sua marca de citadinos é simples: plataformas. Ou neste caso a falta delas. É que a atual geração do Forfour é produzida sob a base do Renault Twingo e os franceses já disseram que quando a atual geração dos modelos terminar não estão interessados em continuar a parceria.

De acordo com o que é revelado pela Automobile Magazine, a Daimler está agora numa encruzilhada, pois como não tenciona continuar o projeto da Smart sem ter uma parceria estratégica pode vir a decidir desistir por completo da marca. Uma das hipóteses que poderiam evitar o desaparecimento da Smart seria a entrada em cena da chinesa Geely, mas para já não não é certo se isso possa vir a tornar-se numa realidade.

VÊ TAMBÉM: Smart forease: uma homenagem em ponto pequeno

Estará a caminho um mini-Classe A?

Caso a Smart venha mesmo a desaparecer a Daimler pode optar por dois caminhos distintos. Por um lado pode abandonar por completo o segmento dos citadinos, dedicando-se apenas a modelos de maiores dimensões. Por outro, poderá decidir avançar com um modelo abaixo do Classe A, um pouco à semelhança do que a Audi fez quando lançou o A1.

A decisão final só deverá ser tomada em 2021, quando a Mercedes-Benz começar a delinear a próxima geração do Classe A. Esta vai passar a utilizar uma nova plataforma modular que permitiria o surgimento de uma versão “reduzida” para o segmento dos citadinos.

A plataforma que vai ser usada, a MX1, pode servir de base a elétricos, híbridos plug-in e a modelos de combustão interna, sendo por isso provável que a marca opte por a utilizar para criar o próximo modelo de características mais citadinas do grupo Daimler. De acordo com a Automobile Magazine o citadino da Mercdes-Benz poderá vir a chamar-se Classe U (de urbano).

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia do Smart Fortwo elétrico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzimos o melhor Smart de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conduzimos o melhor Smart de sempre