Notícias Kia Stinger, o salvador da grande berlina australiana

Arranque a Frio

Kia Stinger, o salvador da grande berlina australiana

O ano passado deixaram-se de produzir automóveis na Austrália, significando o fim das grandes berlinas — e das "ute" — V8 da Holden e Ford. Mas parece haver um substituto… do sítio mais improvável.

Kia Stinger, polícia australiana

Nas suas variantes mais desejadas, com enormes V8, os históricos Holden Commodore e Ford Falcon — grandes berlinas de tração traseira —, eram verdadeiros “muscle cars” de quatro portas… Não muito sofisticados ou acutilantes, mas com “resmas” de caráter.

Como preencher esse vazio? De certeza que não com os Insignia (na Holden mantém o nome Commodore) e Mondeo, hoje os topo de gama das respetivas marcas.

A “salvação” parece ter vindo da marca mais improvável de todas… a Kia. O Kia Stinger — uma grande berlina de tração traseira (ou integral) — impressionou-nos pelo seu caráter, e os australianos ficaram igualmente impressionados. Vende-se de tal forma bem por lá, que nenhum permanece em inventário — e melhor, a motorização mais vendida por larga margem é a 3.3 V6 twin turbo.

A popularidade do modelo continua a crescer, fomentada até pela própria polícia australiana, que começa a substituir os seus Commodore e Falcon pelo Stinger (ver capa).

É certo que o Stinger nunca teve como propósito vender em grandes números, mas o seu impacto na percepção da imagem da Kia está a ser massivo — é este o papel de um verdadeiro modelo halo.

Agora só falta o V8…

AO VOLANTE: Ensaiámos o Kia Stinger. O coreano de tração traseira

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O novo Kia Proceed substituiu a carroçaria de três portas por…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia ProCeed apresentado. O rival coreano do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake