Publicidade

Anúncio ao Volkswagen Polo “banido” da televisão britânica. Porquê?

Os sistemas de segurança do Volkswagen Polo foram tema de um filme publicitário. No Reino Unido foi proibido, por “convidar à condução irresponsável”.

O caso conta-se em poucas linhas: a Autoridade para a Publicidade do Reino Unido decidiu proibir a exibição do filme publicitário do novo Volkswagen Polo, com base no argumento de que este promovia, junto dos condutores, uma confiança “excessiva” nos sistemas de ajuda à condução e segurança.

No filme, que aqui te recordamos, são os sistemas de segurança ativa, como a monitorização do ângulo morto, que acabam por impedir que um jovem condutor e o seu assustado pai, ambos a bordo de um Volkswagen Polo da nova geração, sejam abalroados por um camião. Ou ainda que, graças à travagem automática de emergência com deteção de peões, atropelem uma jovem que está a atravessar a estrada.

Procurando enaltecer as vantagens da presença destes equipamentos, o filme acabou motivando igualmente queixas de seis consumidores, junto da Autoridade para a Publicidade do Reino Unido. Isto, sob a acusação de promover a condução perigosa, ao sobrevalorizar os benefícios dos sistemas de segurança do veículo.

TESTE: Ao volante do Volkswagen Golf GTE. Poupado? Depende
VW Polo Publicidade UK 2018

Volkswagen argumenta

Confrontada com as acusações, a Volkswagen procurou contrariar estas opiniões, argumentando que nada no filme “promove ou encoraja à condução perigosa, competitiva, desatenta ou irresponsável”. Preferindo descrever o condutor que é retratado na publicidade como “desastrado, azarado e propenso a acidentes”, algo que não deixará dúvidas nas cenas que protagoniza, “comicamente exageradas”.

RELACIONADO: Novo Volkswagen Polo GTI MK7 já disponível. Todos os detalhes

Quanto às situações propriamente ditas, a Volkswagen também defende que seria impossível mostrar a mais-valia dos seus sistemas de segurança, sem mostrar a forma como atuam em situações de perigo. Ainda que, salienta, estas tenham sido mostradas de “uma forma precisa e responsável”.

VW Polo Publicidade UK 2018

Autoridade para a Publicidade toma posição

Apesar dos argumentos do construtor, a verdade é que a Autoridade para a Publicidade do Reino Unido acabou por decidir a favor dos queixosos, por considerar que, ao promover a “confiança” nos sistemas de segurança, o filme promove igualmente a condução irresponsável.

Conclui-se que a dependência dos sistemas avançados de segurança mostrada no filme, leva a um exagero quanto à sua eficácia, com o tom geral do anúncio a convidar a uma condução irresponsável. Como tal, configura uma quebra do Código, pelo que filme publicitário não poderá continuar a ser exibido, sendo que nós alertámos já a Volkswagen para que não encoraje a condução irresponsável, através do exagero dos benefícios dos sistemas de segurança presentes nos veículos.

Alta Autoridade para a Publicidade do Reino Unido

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Qual a potência anunciada pelo V12 que equipava o Mercedes-AMG G 65 Final Edition?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Mercedes-AMG G 65 é demasiado rápido… em marcha-atrás

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos