Notícias Anúncio ao Volkswagen Polo “banido” da televisão britânica. Porquê?

Publicidade

Anúncio ao Volkswagen Polo “banido” da televisão britânica. Porquê?

Os sistemas de segurança do Volkswagen Polo foram tema de um filme publicitário. No Reino Unido foi proibido, por “convidar à condução irresponsável”.

Volkswagen Polo Publicidade Reino Unido 2018 Ver vídeo

O caso conta-se em poucas linhas: a Autoridade para a Publicidade do Reino Unido decidiu proibir a exibição do filme publicitário do novo Volkswagen Polo, com base no argumento de que este promovia, junto dos condutores, uma confiança “excessiva” nos sistemas de ajuda à condução e segurança.

No filme, que aqui te recordamos, são os sistemas de segurança ativa, como a monitorização do ângulo morto, que acabam por impedir que um jovem condutor e o seu assustado pai, ambos a bordo de um Volkswagen Polo da nova geração, sejam abalroados por um camião. Ou ainda que, graças à travagem automática de emergência com deteção de peões, atropelem uma jovem que está a atravessar a estrada.

Procurando enaltecer as vantagens da presença destes equipamentos, o filme acabou motivando igualmente queixas de seis consumidores, junto da Autoridade para a Publicidade do Reino Unido. Isto, sob a acusação de promover a condução perigosa, ao sobrevalorizar os benefícios dos sistemas de segurança do veículo.

TESTE: Ao volante do Volkswagen Golf GTE. Poupado? Depende
VW Polo Publicidade UK 2018

Volkswagen argumenta

Confrontada com as acusações, a Volkswagen procurou contrariar estas opiniões, argumentando que nada no filme “promove ou encoraja à condução perigosa, competitiva, desatenta ou irresponsável”. Preferindo descrever o condutor que é retratado na publicidade como “desastrado, azarado e propenso a acidentes”, algo que não deixará dúvidas nas cenas que protagoniza, “comicamente exageradas”.

RELACIONADO: Novo Volkswagen Polo GTI MK7 já disponível. Todos os detalhes

Quanto às situações propriamente ditas, a Volkswagen também defende que seria impossível mostrar a mais-valia dos seus sistemas de segurança, sem mostrar a forma como atuam em situações de perigo. Ainda que, salienta, estas tenham sido mostradas de “uma forma precisa e responsável”.

VW Polo Publicidade UK 2018

Autoridade para a Publicidade toma posição

Apesar dos argumentos do construtor, a verdade é que a Autoridade para a Publicidade do Reino Unido acabou por decidir a favor dos queixosos, por considerar que, ao promover a “confiança” nos sistemas de segurança, o filme promove igualmente a condução irresponsável.

Conclui-se que a dependência dos sistemas avançados de segurança mostrada no filme, leva a um exagero quanto à sua eficácia, com o tom geral do anúncio a convidar a uma condução irresponsável. Como tal, configura uma quebra do Código, pelo que filme publicitário não poderá continuar a ser exibido, sendo que nós alertámos já a Volkswagen para que não encoraje a condução irresponsável, através do exagero dos benefícios dos sistemas de segurança presentes nos veículos.

Alta Autoridade para a Publicidade do Reino Unido

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo V12 que equipava o Mercedes-AMG G 65 Final Edition?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG G 65 é demasiado rápido… em marcha-atrás