Clássicos As 6 gerações do Volkswagen Polo

Fotogaleria

As 6 gerações do Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo começou a ser produzido em 1975 e chega agora à sua sexta geração. Nesta fotogaleria fazemos uma viagem pela história do utilitário alemão. No final do artigo podes escolher o teu favorito.

Volkswagen Polo

O Volkswagen Polo é um modelo compacto produzido na Alemanha pelo Grupo Volkswagen desde 1975. O modelo teve seis gerações, vários facelifts e muitas versões, das quais se destacam o Classic; o GTi; o G40, que recorria aos valiosos préstimos de um compressor volumétrico G-lader; o ClubSport; e o Cross Polo.

A primeira geração era exclusivamente a gasolina. A segunda geração viu chegar uma motorização Diesel, mas limitada a apenas a alguns mercados, tornando-se presença regular a partir da terceira geração.

As primeiras gerações usavam caixa manual de quatro velocidades enquanto que as versões atuais já disponibilizam caixa manual de cinco ou seis velocidades e posteriormente caixa automática até sete velocidades.

Volkswagen Polo MK1 | 1975-1981

O primeiro Polo foi lançado em 1975, tinha duas portas e derivava diretamente do Audi 50, que viu a sua produção acabar pouco tempo depois..

Em 1977 a Volkswagen lançou o Derby, um Polo sedan, mais tarde chamado de Classic. O topo de gama do Polo era o LS com apenas 50 cv retirados do motor 1.0 do Audi 50, mais tarde substituído pelo GLS. Em 1979 foram lançados novos modelos como o Polo CLS, Polo S e Polo LX e ainda houve um facelift.

Foram nove as versões do Volkswagen Polo MK1. A produção da primeira geração terminou em 1981 com 500 mil Polos vendidos.

RELACIONADO: Anúncio ao Volkswagen Polo “banido” da televisão britânica. Porquê?

Volkswagen Polo MK2 | 1981-1994

O Polo MK2 foi produzido entre 1981 e 1994. Foram introduzidas novas carroçarias, carrinha e coupé, ao todo teve 10 versões. Em 1983 a Volkswagen já tinha vendido um milhão de modelos e em 1986 contabilizavam-se esse número ascendia a dois milhões de unidades vendidas. Em 1987 surgiu pela primeira vez o lendário Volkswagen Polo G40, apenas na versão coupé.

Em 1990 o modelo recebeu um facelift onde foram introduzidos os faróis quadrados, para-choques maiores e um interior renovado.

RELACIONADO: Glórias do Passado. Volkswagen Polo G40, o terrífico

Volkswagen Polo MK3 | 1994-2002

A terceira geração do Polo era um modelo totalmente novo assente numa nova plataforma. Teve um facelift em 1999/2000 e cinco versões diferentes.

Em 1995 a Volkswagen lançou duas novas versões: o primeiro Polo com a sigla GTi limitado a 3000 unidades (três portas) e o peculiar Polo Harlequin de cinco portas. Este último modelo apenas tinha uma diferença em relação aos irmãos, era multicolor, onde cada painel exterior tinha uma cor diferente entre vermelho, amarelo, verde e azul.

Volkswagen Polo MK4 | 2002-2009

O novo Polo chegou ao mercado no início do ano 2002 e teve 34 versões. Marcou a diferença visual ao mudar os faróis quadrados para duplos faróis redondos. Foi o primeiro Polo a estender a gama aos níveis de equipamento que se mantém até hoje: Comfortline, Trendline e Highline, e uma série de extras. Pela primeira vez a caixa automática chegava ao Volkswagen Polo.

Entre todas as versões podemos destacar o Polo Fun (com o facelift em 2005 passou a denominar-se Polo Cross), uma versão mais aventureira, mas sem tração integral; e o Polo GTI, lançado em 2005, com um motor 1.8 turbo com cinco válvulas por cilindro e 150 cv.

Volkswagen Polo MK5 | 2009-2017

A quinta geração do Polo foi galardoada com dois prémios em 2010: Carro Europeu do Ano e Carro Mundial do Ano. A equipa de design da nova geração foi liderada por Walter de Silva, um dos maiores nomes do design automóvel mundial. O Polo recebeu pela primeira vez uma transmissão DSG de dupla embraiagem e sete velocidades.

Em oito anos de produção teve… 262 versões.

VÊ TAMBÉM: É oficial. Volkswagen Beetle não terá sucessor

Volkswagen Polo MK6 | 2017-presente

Assente sobre a plataforma MQB A0 da Volkswagen é agora oferecido exclusivamente com cinco portas. Já recebeu uma versão GTI, equipada com um 2.0 TSI de 200 cv, e ainda tem em catálogo um Diesel. Tudo o que precisas de saber sobre o atual Volkswagen Polo está concentrado no nosso artigo dedicado ao modelo.