Arranque a Frio
ESP. Sim ou não? O vídeo que acaba com as dúvidas
Este vídeo promete eliminar todas as dúvidas que possas ter sobre a importância do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade).
A febre dos crossovers e SUV, levou a um crescimento em altura das carroçarias e das distâncias ao solo dos automóveis em circulação. Perante este cenário, tecnologias como o ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade) são cada vez mais importantes.
Este teste, levado a cabo pelos nossos colegas do website mexicano Autologia, demonstra a importância deste sistema. O carro em teste é um Nissan Kicks, não comercializado em Portugal, mas com posicionamento similar ao “nosso” Juke no México.
No teste do alce, a diferença entre não ter e ter ESP é fundamental para um resultado positivo. Este sistema ainda permanece como equipamento opcional em muitos carros no México, ao contrário do mercado europeu, onde é obrigatório desde 1 de novembro de 2014 nos veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros com até 3,5 toneladas.
O vídeo arranca primeiro com uma unidade sem ESP, e depois com ESP (14:15), a 60 e 65 km/h. Para ver a comparação direta salta para os 15:51. Deixarás de ter dúvidas sobre a razão de existência do ESP.
RELACIONADO: O carro mais eficaz no «teste do alce» é um…Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.
Sabe responder a esta?
Qual o tipo de motor que sempre equipou o Dodge Viper?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Este Dodge Viper foi modificado pela… McLarenMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL