Notícias Qual o mais rápido? Yaris GRMN, Fiesta ST, Polo GTI, 208 GTI e Mini JCW em confronto

Drag Race

Qual o mais rápido? Yaris GRMN, Fiesta ST, Polo GTI, 208 GTI e Mini JCW em confronto

Pequenos desportivos só de nome, pois são grandes de "alma", estes cinco hot hatch digladiam-se pelo título do mais rápido… em linha reta.

Drag Race — Toyota Yaris GRMN, Peugeot 208 GTI, Ford Fiesta ST, Volkswagen Polo GTI, Mini John Cooper Works Ver vídeo

É difícil chamá-los de pequenos hot hatch, quando a potência dos mais “fracos” começa nos 200 cv — não faz tanto tempo assim, era a potência de um Volkswagen Golf GTI. Mas agora, o mais pequeno Polo GTI, um segmento abaixo, apresenta-se com igual potência. Mas pouco interessa para a discussão agora estas considerações filosóficas. Foquemo-nos na corrida…

No espaço de meses, esta categoria ganhou novos pretendentes, todos eles a quererem chegar ao topo da categoria e serem considerados “O” pequeno desportivo a ter.

Como seria de esperar, vamos encontrar todo o tipo de testes comparativos, e apesar de acharmos que o lugar natural destes hot hatch — dificilmente os podemos chamar de “pocket rockets” ou foguetes de bolso — seria em estradas mais enroladas, este vídeo, dos ingleses da Car Wow, coloca cinco deles lado-a-lado para uma clássica drag race.

Os candidatos

Começando com os já conhecidos Mini John Cooper Works (2.0 Turbo, 231 cv) e Peugeot 208 GTI (1.6 Turbo, 208 cv), são agora acompanhados pelos novos Volkswagen Polo GTI (2.0 Turbo, 200 cv), Ford Fiesta ST (1.5 Turbo, 200 cv) e o (limitado) Toyota Yaris GRMN (1.8 Compressor, 212 cv).

RELACIONADO: A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo

Todos eles tração dianteira, e com caixa manual de seis velocidades, excepto o Polo GTI (DSG de seis velocidades). Todos são sobrealimentados, mas temos capacidades diversas, desde os 1500 cm3 do Fiesta ST aos 2000 cm3 do Polo GTI e JCW; e um não turbo, com o Yaris GRMN a ser equipado por um compressor. Polo GTI e Fiesta ST trazem no seu arsenal um Launch Control.

Drag Race — Toyota Yaris GRMN, Peugeot 208 GTI, Ford Fiesta ST, Volkswagen Polo GTI, Mini John Cooper Works

Mini, o vencedor antecipado?

Olhando para as “specs”, o Mini JCW está em vantagem, ao ter o maior número de cavalos, sem que se reflita no peso — é 70 kg mais pesado do que o Yaris GRMN, o mais leve do grupo com 1210 kg (EU) contra os 1280 kg (EU) do Mini. O mais pesado é o Polo GTI, com 1355 kg (EU), e a par do Fiesta ST, são os que têm menos potência — mas o Polo, com a mais rápida caixa DSG e o Launch Control, pode ter uma palavra a dizer.

RELACIONADO: Limitado a 400 unidades. Conduzimos o Toyota Yaris GRMN

Quem foi o mais rápido? Tens de absolutamente ver o vídeo.

Sabe esta resposta?
Este ano (2018), Markku Alen celebrará quantos anos sobre a sua primeira participação como piloto oficial?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Markku Alen. O penta campeão do Rali de Portugal em Castelo Rodrigo