Notícias Afinal, quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?

Arranque a Frio

Afinal, quanto pesa o W16 do Bugatti Chiron?

Quando se tem um enorme W16 atrás das costas, como o Bugatti Chiron, temos de perguntar — quanto pesará aquele colosso mecânico?

Bugatti Chiron W16

Apesar do Koenigsegg Agera RS ter “estragado a festa” ao Bugatti Chiron na perseguição do título de carro mais rápido do mundo, o hipercarro francês não deixa de ser menos impressionante por isso. Um verdadeiro feito da engenharia, com destaque para o seu massivo W16 com 8000 cm3, quatro turbos e generosos 1500 cv.

É um aumento de 50% de potência relativamente ao primeiro Veyron, sem que o motor tivesse crescido em capacidade, (ainda mais) em número de cilindros, ou em peso.

Mas quanto pesará este massivo motor? Tal como em tudo neste automóvel, o número é impressionante. O W16 pesa generosos 436 kg (presumimos que sem fluídos). Junte-se aos 124 kg da transmissão, e temos um peso combinado de 560 kgo equivalente a todo um Caterham! Compare-se com o V8 twin turbo de 5.0 l do Agera RS, que pesa apenas 189 kg!

A Bugatti ressalva que nunca teve como objetivo extrair o máximo de potência do menor peso possível, já que o W16 foi desenhado para ser fiável e durável, apesar dos números massivos debitados — cada cilindro debita menos de 100 cv, um valor que até podemos considerar modesto…

RELACIONADO: Já podes comprar o W16 do Bugatti Chiron, mas à escala

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.