Produção limitada a 300 unidades

Todas as sensações ao volante da BESTA de Warwickshire (c/vídeo)

Gosto de lhe chamar «besta», mas o seu nome verdadeiro é Jaguar XE SV Project 8. Um modelo de produção limitada, nascido no departamento SVO (Special Vehicle Operations) da Jaguar, que eu tive oportunidade de testar.

Besta de Warwickshire. É uma alcunha poderosa, talvez exagerada, eu sei. Mas que outra alcunha é que podemos dar a uma berlina de quatro portas com 600 cv de potência?

Um modelo que na sua configuração menos radical – cinco lugares e suspensão mais elevada — obliterou toda a concorrência no Nürburgring Nordscheleife. Porsche Panamera Turbo, Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, BMW M3, Mercedes-AMG C63… podem continuar a nomeá-los. O Jaguar XE SV Project 8 bateu-os a todos. TODOS!

Não é só uma questão de potência

Tive oportunidade de conduzir o Jaguar XE SV Project 8 em estrada e em circuito. Fiquei pasmado com a capacidade de aceleração (600 cv e 700 Nm), mas acima de tudo com a capacidade de curvar a alta velocidade e com a capacidade de travagem — que no fundo também é uma aceleração, eu sei.

Dizem que um vídeo vale mais que mil palavras — ou será uma imagem? Não interessa. Conforme prometido neste artigo, aqui ficam todas as minhas sensações ao volante desta «besta» nascida nas catacumbas da SVO da Jaguar Land Rover, em Warwickshire.

Suei. Suei as estopinhas para acompanhar o ritmo frenético que o Circuito de Portimão — que é na prática uma montanha russa asfaltada… — juntamente com o Jaguar XE SV Project 8 conseguem imprimir. Felizmente, contei com a companhia de Adriano Medeiro, piloto e coach-driver brasileiro, que foi-me dando alguns pontos de referência. O homem tem nervos de aço… a 260 km/h lembrei-me de cumprimentá-lo, viram? Que sentido de oportunidade…

Apenas 300 unidades

Apenas vão ser produzidas 300 unidades do Project 8 na SVO, e tu já podes encomendar um, com ou sem track pack — vê o catálogo que a Jaguar entrega a todos os interessados neste link.  Mas há excepções. Se és espanhol não podes encomendá-lo.

O Project 8 é tão radical que as autoridades espanholas não permitiram a sua comercialização.

Se queres saber mais detalhes sobre o Jaguar SV Project 8, nomeadamente preços e especificações técnicas, consulta este artigo.

The last but not the least…

Desloquei-me até ao Algarve com outro propósito em mente — como se testar o Project 8 não fosse motivo suficiente. E que propósito foi esse? Testar o Jaguar I-Pace. Subscreve o nosso canal de YouTube e acompanha-nos aqui em www.razaoautomovel.com, para não perderes o teste ao Jaguar I-Pace e outras novidades que temos reservadas para ti.

Quinta-feira temos uma carrinha sueca a desfilar no nosso YouTube. Mais concretamente, esta sueca…

Primeiras impressões

9 / 10
Muito capaz em circuito — os travões são infatigáveis e a direção oferece toneladas de feedback — é igualmente surpreendente em estrada pela compostura em pisos degradados, tendo em consideração a sua natureza: ser a berlina mais rápida do mundo. É de facto a berlina mas rápida do mundo e é tudo aquilo que desejamos de um verdadeiro desportivo, mais cinco lugares e capacidade para levar as malas de viagem. Podia escrever que é o melhor dos dois mundos, mas depois lembrei-me dos consumos...

  • Acerto do chassis;

  • Suspensões em piso degradado;

  • Capacidade de travagem;

  • Resposta do motor.

  • Apenas 300 unidades;

  • A caixa de oito velocidades cumpre mas não está ao nível do restante conjunto;

  • Preço face à concorrência mais direta;

  • Inexistência de um modo 2WD.

Preço

232.400

Data de comercialização: Agosto 2018


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto

Os mais vistos