Notícias Ferrari SP38. Um 488 GTB único inspirado no mítico F40

Concorso d’Eleganza Villa d’Este

Ferrari SP38. Um 488 GTB único inspirado no mítico F40

Criação da Divisão de Projetos Especiais da marca do Cavallino, a Ferrari acaba de dar a conhecer um 488 GTB muito especial e único, a que deu o nome de Ferrari SP38.

Tendo por base, precisamente, o modelo 488 GTB, esta unidade única e feita à medida daquele que a própria Ferrari descreve como “um dos mais dedicados clientes” do construtor, apresenta, desde logo, uma estética exterior diferente de tudo o que são os atuais superdesportivos da marca de Maranello.

De acordo com o fabricante, o modelo procura expressar “toda a beleza e inovação inerente a qualquer Ferrari de estrada”, com a inspiração a advir igualmente do icónico F40 — também ele equipado com um V8 biturbo, tal e qual o 488. Cujo espírito se faz sentir, inclusivamente, no vermelho vivo da pintura exterior, de três camadas.

Já no domínio do design, invulgares são as óticas dianteiras horizontais — a fazer lembrar os finos LED do FXX K —, concebidas especialmente para este SP38. O qual se destaca também pela colocação de umas finas luzes de mudança de direção, integradas no pára-choques dianteiro.

Ferrari SP38 2018
RELACIONADO: Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)

A inspiração F40 é visível, sobretudo, na traseira — a “tampa” do motor passa a integrar parte da carroçaria e repare-se na asa traseira e na forma como os seus suportes “nascem” da secção lateral da carroçaria. A altura da asa é que é consideravelmente inferior à do F40, mas o princípio é o mesmo.

Deixa de existir um óculo traseiro, com a cobertura do motor a integrar umas necessárias e estilizadas aberturas horizontais de modo a deixar sair o calor emanado do V8 biturbo. E por fim, tal como no F40, temos duplas óticas circulares traseiras, complementadas por duas generosas saídas de escape — faltou aproximá-las e adicionar uma terceira saída central para uma evocação ainda mais clara ao F40.

 

Embora sem fotos conhecidas, é previsível que também o interior tenha sido trabalhado, de forma única, ao gosto do proprietário.

RELACIONADO: Jon Hunt. O homem que coleciona Ferraris à escala real

Motor intocado… ou evoluído?

Quanto ao motor, a Ferrari não divulgou, igualmente, quaisquer informações, o que leva a crer que este Ferrari SP38 conte com o mesmo V8 3.9 l twin-turbo, a debitar 670 cv de potência, que equipa o 488 GTB. Embora também não seja de descartar a possibilidade desta unidade única contar já com a versão mais evoluída do mesmo bloco e que equipa a variante Pista a qual anuncia 720 cv de potência.

Ferrari SP38 2018

O Ferrari SP38 será mostrado, pela primeira vez, em público, durante a edição deste ano do Concordo d’Eleganza Villa d’Este, em Itália. Evento agendado já no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de maio.

Sabe esta resposta?
Qual a cilindrada do turbodiesel que a Kia elege como o seu motor "mais limpo de sempre"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Sportage renovado. Diesel semi-híbrido e novo 1.6 CRDI são os destaques