Concorso d’Eleganza Villa d’Este

Ferrari SP38. Um 488 GTB único inspirado no mítico F40

Criação da Divisão de Projetos Especiais da marca do Cavallino, a Ferrari acaba de dar a conhecer um 488 GTB muito especial e único, a que deu o nome de Ferrari SP38.

Tendo por base, precisamente, o modelo 488 GTB, esta unidade única e feita à medida daquele que a própria Ferrari descreve como “um dos mais dedicados clientes” do construtor, apresenta, desde logo, uma estética exterior diferente de tudo o que são os atuais superdesportivos da marca de Maranello.

De acordo com o fabricante, o modelo procura expressar “toda a beleza e inovação inerente a qualquer Ferrari de estrada”, com a inspiração a advir igualmente do icónico F40 — também ele equipado com um V8 biturbo, tal e qual o 488. Cujo espírito se faz sentir, inclusivamente, no vermelho vivo da pintura exterior, de três camadas.

Já no domínio do design, invulgares são as óticas dianteiras horizontais — a fazer lembrar os finos LED do FXX K —, concebidas especialmente para este SP38. O qual se destaca também pela colocação de umas finas luzes de mudança de direção, integradas no pára-choques dianteiro.

Ferrari SP38 2018
RELACIONADO: Ferrari F40. Três décadas a apaixonar (e intimidar)

A inspiração F40 é visível, sobretudo, na traseira — a “tampa” do motor passa a integrar parte da carroçaria e repare-se na asa traseira e na forma como os seus suportes “nascem” da secção lateral da carroçaria. A altura da asa é que é consideravelmente inferior à do F40, mas o princípio é o mesmo.

Deixa de existir um óculo traseiro, com a cobertura do motor a integrar umas necessárias e estilizadas aberturas horizontais de modo a deixar sair o calor emanado do V8 biturbo. E por fim, tal como no F40, temos duplas óticas circulares traseiras, complementadas por duas generosas saídas de escape — faltou aproximá-las e adicionar uma terceira saída central para uma evocação ainda mais clara ao F40.

 

Embora sem fotos conhecidas, é previsível que também o interior tenha sido trabalhado, de forma única, ao gosto do proprietário.

RELACIONADO: Jon Hunt. O homem que coleciona Ferraris à escala real

Motor intocado… ou evoluído?

Quanto ao motor, a Ferrari não divulgou, igualmente, quaisquer informações, o que leva a crer que este Ferrari SP38 conte com o mesmo V8 3.9 l twin-turbo, a debitar 670 cv de potência, que equipa o 488 GTB. Embora também não seja de descartar a possibilidade desta unidade única contar já com a versão mais evoluída do mesmo bloco e que equipa a variante Pista a qual anuncia 720 cv de potência.

Ferrari SP38 2018

O Ferrari SP38 será mostrado, pela primeira vez, em público, durante a edição deste ano do Concordo d’Eleganza Villa d’Este, em Itália. Evento agendado já no próximo fim-de-semana de 26 e 27 de maio.

Sabes responder a esta?
Qual a cilindrada do turbodiesel que a Kia elege como o seu motor "mais limpo de sempre"?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Kia Sportage renovado. Diesel semi-híbrido e novo 1.6 CRDI são os destaques

Mais artigos em Notícias