Notícias Ferrari 488 Pista. Da pista para o Salão de Genebra

Salão de Genebra 2018

Ferrari 488 Pista. Da pista para o Salão de Genebra

A marca do cavalinho rampante tem sempre uma estreia agendada para o salão helvético, e este ano não é exceção. Aqui têm o novo Ferrari 488 Pista, desenvolvido especialmente para... pista!

Ferrari 488 Pista

Esperamos algum tempo, mesmo depois de terem sido avançados os dados oficiais, para conhecer o novo menino da casa de Maranello. O Ferrari 488 Pista é naturalmente o modelo em destaque aqui no Salão de Genebra. É o primeiro modelo da marca com a designação de Pista, não dando margem para qualquer tipo de dúvidas qual o seu foco.

Como se os 670 cv do Ferrari 488 GTB não fossem suficientes, a marca reviu todo o bloco V8 3.9 litros twin turbo, aumentando-lhe a potência para os 720 cv e o binário para 770 Nm. Estes valores fazem com que o 488 Pista consiga atingir uma velocidade máxima de 340 km/h e um valor de 2,85 segundos para atingir os 100 km/h.

Tendo sido pensado para pista, a redução de peso foi outra das preocupações da casa de Maranello, que conseguiu um emagrecimento de 90 kg — o peso, em seco, é agora de 1280 kg — com a adoção de muita fibra de carbono, que podemos encontrar no capot, caixa do filtro de ar, para-choques e spoiler traseiro. Em opção, também as jantes de 20″ podem vir neste material (vê foto na galeria).

Ferrari 488 Pista

Os coletores de escape passam a ser em Inconel — uma liga à base de níquel e crómio, especialmente resistente a altas temperaturas, e potenciador do ruído produzido —, as bielas em titânio e tanto a cambota como o volante motor foram aligeirados.

Sendo um Ferrari tão especial como este, desenvolvido para ser conduzido no limite, o som teve atenção especial, tanto na qualidade como na intensidade, que se situam num patamar mais elevado do que no 488 GTB, independentemente da relação ou regime do motor.

Ferrari 488 Pista

Ao vivo o Ferrari 488 Pista apresenta variadas alterações aerodinâmicas, que lhe conferem um aspeto mais agressivo e certamente afetarão os valores de downforce — existe um spoiler frontal mais largo e um difusor traseiro mais proeminente.

Precisamente há um ano atrás, aqui em Genebra, a Ferrari apresentava o seu modelo de produção mais potente de sempre, o 812 Superfast. O agora revelado 488 Pista não é mais potente, mas consegue ser ligeiramente mais rápido.

A NÃO PERDER: Todas as novidades do Salão de Genebra 2018 de A a Z

Subscreve o nosso canal de YouTube, e acompanha os vídeos com as novidades, e o melhor do Salão de Genebra 2018.

Sabe esta resposta?
A que regime são obtidos os 520 cv do Porsche 911 GT3 RS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 GT3 RS. Será o último da sua espécie?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche 911 GT3 RS. Será o último da sua espécie?