Notícias TerrainArmor, a reinvenção da roda?

Pneus

TerrainArmor, a reinvenção da roda?

A Polaris, marca norte-americana de veículos de aventura, acaba de apresentar uma série especial do seu ATV (All Terrain Vehicle) Sportsman, equipado com a tecnologia TerrainArmor: os primeiros «pneus» anti-furo que de pneu não têm nada.

Polaris TerrainArmor

Reinventar a roda? Parece que sim. A promessa de pneus que não furam já é longa, e até hoje, ainda esperamos por esse pneu utópico, alguns dirão fantasioso. Mas a evolução tecnológica vem em nosso auxílio. Não tem muitos anos, que começámos a assistir ao aparecimento dos primeiros protótipos funcionais de pneus que são impossiveis de furar, como os Tweel da Michelin. E a possibilidade desta impossibilidade deve-se apenas a um aspecto. O ar deixa de fazer parte do pneu.

Como substituir o ar? Gerando um design completamente novo, onde, no interior do pneu, em vez de ar, encontramos uma estrutura deformável, mas resistente, que no caso dos TerrainArmor, assume um padrão hexagonal. Esta estrutura permite o mesmo conjunto de características e comportamento de um pneu convencional, com a grande vantagem de não estar dependendente do ar no seu interior.

polaris-sportsman-2

Origens Militares

Tudo graças à Polaris e… ao Exército dos Estados Unidos da América. Desenvolvida originalmente para uso militar, esta tecnologia com o muito americano nome de TerrainArmor, começou por equipar a versão militar do ATV Sportsman da Polaris. Mesmo em situações de combate, atingido por projécteis de metralhadora ou atravessado por estilhaços de metal, manteve a sua capacidade operacional, permitindo a mobilidade do veículo, pelo menos até chegar a base segura, conseguindo percorrer centenas de quilómetros extra até à inevitável destruição total da roda.

polaris-sportsman-3

E pela primeira vez vemos os TerrainArmor disponíveis num veículo motorizado, acessível ao mundo civil. Tudo bem que ainda se trata apenas de um ATV para uso profissional, mas é um passo fulcral para um dia, esperemos, breve, vejamos esta roda reinventada chegar ao mundo automóvel. A Polaris anuncia o conforto equivalente a um pneu convencional, menor ruído de rolamento, e claro, a vantagem de não ser necessário andar com uma roda suplente para quando acontece um azar.

Para já apenas em edição limitada, o Polaris Sportsman WV850 H.O., encontra-se disponível nos EUA por 15 mil dólares, não havendo pormenores se este modelo será exportado para outros mercados.