Notícias Skoda acelera a fundo. 19 novos modelos até ao final de 2020

Antevisão

Skoda acelera a fundo. 19 novos modelos até ao final de 2020

O anúncio foi feito pelos responsáveis da Skoda, prometendo o lançamento de 19 novos modelos nos próximos dois anos, a começar pela versão de produção do Vision X, um crossover compacto.

O anúncio foi feito de forma oficial, durante a conferência de imprensa anual da Skoda. Mesmo sem revelar o tipo de veículos que farão parte dos 19 modelos agora prometidos, deixou, desde já, a certeza de que a primeira novidade será a versão de produção do Vision X Concept.

Segundo os mesmo responsáveis, o modelo de produção do concept de SUV elétrico será lançado em 2019, lado-a-lado com mais alguns novos modelos de emissões reduzidas ou até mesmo zero emissões. Como é o caso, por exemplo, do citadino Citigo EV ou do Superb Plug-In Hybrid.

Apenas um ano depois, o fabricante prevê introduzir a versão de produção do Vision E Concept, uma proposta elétrica com base a mesma arquitetura MEB que servirá de base aos futuros modelos elétricos da Volkswagen, como o I.D. Buzz ou o I.D. Crozz.

skoda elétrico vision e
RELACIONADO: Skoda Vision X. O SUV do futuro que anda a gasolina, a gás e a eletricidade

Objetivo: 10 novos veículos eletrificados até 2025

A Skoda revelou ainda a intenção de ter um total de 10 novos veículos eletrificados na sua gama, até 2025. Propondo-se atingir este objetivo através de um investimento, na ordem dos dois mil milhões de euros, a aplicar nos próximos cinco anos, exclusivamente na “eletromobilidade e novos serviços de mobilidade”.

Plataforma MEB 2018

2017, o melhor ano de sempre

Além do futuro, a Skoda não deixou de fazer uma avaliação do passado recente, na qual apontou 2017 como ano de maior sucesso na história da companhia, com um lucro operacional recorde de 1,6 mil milhões de euros, graças à entrega de um total de 1 200 500 veículos. Resultados que o membro da Skoda Finance, Klaus-Dieter Schürmann, fundamenta no “sucesso que tem sido a implementação da estratégia SUV da marca, assim como na redução dos custos”.

RELACIONADO: Skoda Karoq já tem preços para Portugal (e já está disponível)

SUV são sucesso, mas Octavia mantém-se como best-seller

No que a modelos diz respeito, tanto o Kodiaq, como o Karoq, têm sido um sucesso junto dos consumidores, mas o Octavia continuou a ser o modelo mais vendido em 2017.

Skoda-Octavia-facelift-2017

Já em termos de mercados, a China cotou-se como o melhor mercado da marca, com um total de 325 000 entregas, logo seguido da Alemanha, com 173 300 unidades, da República Checa, com 95 000 viaturas, e da Grã-Bretanha, com 80 100 carros.

Já nos crossovers, a Skoda vendeu, em 2017, um total de quase 100 000 unidades do Kodiak, naquele que foi o primeiro ano completo de vendas do modelo, ao passo que o Karoq, apesar de ter estado disponível apenas nos últimos meses do ano, atingiu as 6500 viaturas entregues.

Skoda Kodiaq Style 2.0 TDI DSG
Sabe esta resposta?
Quanto é que aumentaram os lucros mundiais da Porsche em 2017?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche. Recorde nos lucros significa um chorudo bónus para funcionários