Notícias Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal

Carro do ano

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal

A primeira edição do Prémio Carro do Ano realizou-se em 1985. O modelo que saiu vitorioso desta edição foi o Nissan Micra, geração K10.

O Nissan Micra (K10) foi o primeiro vencedor do Carro do Ano em Portugal. Nas próximas semanas vamos recordar neste Especial | Razão Automóvel, todos os vencedores do mais importante prémio do setor automóvel em Portugal.

Desde 2016 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do Carro do Ano

Na verdade, o Micra foi lançado em 1982 (geração K10), mas só chegou até nós em 1985. A Nissan atravessava a fase de desassociação da Datsun — nome que desapareceu definitivamente em 1984 — e motivo pelo qual em alguns modelos ainda tenham sido conhecidos como Datsun-Nissan Micra.

nissan micra
Em alguns mercados como a América Latina e Ásia, o Micra recebeu o nome de Nissan March.

Curioso é o facto da carroçaria ter sido inicialmente projetada para a Fiat, desenhada por Giugiaro para o substituto do Fiat 127, mas a marca italiana terá acabado por optar pelo Uno, que acabou por ser aliás um dos concorrentes do Nissan Micra.

Como pequeno citadino que era, tinha a particularidade de anunciar consumos reduzidos. O pequeno mas fiável motor 1.0 litros, foi desenvolvido e usado apenas no Micra e contava com os parcos 650 kg de peso

Não ficamos por aqui no que diz respeito a factos curiosos. O Nissan Micra chegou ao mercado com um motor 1.0 litros de oito válvulas a carburador, com versões de 50 e 55 cv na versão com caixa de cinco velocidades opcional, e estava disponível também com uma caixa automática, muito raro para os anos 80 e neste tipo de segmento.

O Micra era capaz de alcançar uma velocidade máxima de 145 km/h, atingia os 100 km/h em 15 segundos e montava jantes de 12 polegadas. Ainda no mesmo ano foi lançada para o Japão uma versão Turbo do Micra, mas que nunca chegou à Europa.

Na Grã-Bertanha, onde foi lançado em 1983, atingiu mais de 50 mil vendas até 1989. Foi assim um dos automóveis importados com maior sucesso. A geração K10 esteve em comercialização até 1992, altura em que surge a segunda geração que viria a vencer o European Car of the Year desse mesmo ano.

Este ano o Nissan Micra voltou a constar da lista de candidatos a Carro do Ano 2018, mas foi o SEAT Ibiza a reunir as preferências dos jurados.