Notícias Ford KA+ Active. Nova versão crossover e novos motores

Desde 11 000 euros

Ford KA+ Active. Nova versão crossover e novos motores

Para além da nova versão Active, de inspiração SUV, o Ford KA+ recebe novas motorizações comuns a toda a gama, e mais algumas melhorias.

Ford Ka+ Active

Depois do Kia Picanto X-Line, é a vez da Ford também apresentar uma versão crossover para o seu citadino KA+.

O Ford KA+ Active é uma versão de inspiração SUV para o mais pequeno dos modelos do construtor norte-americano, que destaca desde logo uma maior altura ao solo, e um estilo exterior mais robusto.

A marca anuncia ainda maiores níveis de conforto e conveniência, mais tecnologias de assistência ao condutor, e um estilo mais apelativo, tanto para o interior como exterior. Para além disso, chega com o novo motor Ti-VCT de 1.2 litros e ainda o TDCi de 1.5 litros.

ford ka+ active

A nova proposta acentua, ainda mais, os atributos do modelo de cinco portas, com um estilo exterior mais robusto, distância ao solo aumentada em 23 mm, e uma afinação do chassis dedicada, para além da grelha com estilo específico, acabamentos interiores exclusivos, proteções de carroçaria adicionais nas embaladeiras e guarda-lamas, acabamento exteriores em preto, nas grelhas superior e inferior dianteiras, e barras de tejadilho para transportar bicicletas e um elevado nível de equipamento de série.

Disponível com tecnologias como sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, limpa-vidros com sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, o equipamento exclusivo do Ford KA+ Active inclui também jantes de liga leve de 15 polegadas e a cor exterior bronze metalizado Canyon Ridge, ambas específicas do modelo.

Desde a sua introdução no final de 2016, a Ford já vendeu mais de 61 000 KA+ e agora estamos a oferecer aos clientes ainda mais opções de escolha com o nosso primeiro KA+ com motor diesel para uma melhor eficiência em consumos e desempenho, e uma nova motorização a gasolina com maior resposta em cidade, todos respeitando as mais recentes normas de emissões.

Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço, Ford Europa

O crossover KA+ Active é a segunda proposta de uma nova gama de modelos Active que a Ford vai disponibilizar, surgindo a seguir ao Fiesta Active, que vai ser lançado no final deste ano. Os modelos Active apresentam um estilo de inspiração SUV, maior distância ao solo e protecções de carroçaria adicionais, conciliando estas características com a versatilidade do formato de cinco portas e uma condução tipicamente Ford.

Novos motores para toda a gama

O bloco 1.2 Ti-VCT de três cilindros, estará disponível em dois níveis de potência (70 e 85 cv), enquanto o bloco 1.5 TDCi é capaz de 95 cv.

O novo motor 1.2 Ti-VCT de três cilindros, a gasolina, substitui o anterior 1.2 Duratec, e oferece mais 10% de binário entre as 1000 rpm e as 3000 rpm, apresentando emissões de 114 g/km CO2, prevendo-se que seja 4% mais económico que o anterior.

O motor Diesel 1.5 TDCi de 95 CV – com um nível de emissões previsto de apenas 99 g/km CO2 – é capaz de desenvolver 215 Nm de binário entre as 1750 e as 2500 rpm, ideal para uma condução sem esforço nas longas viagens.

Todos os motores disponíveis utilizam a nova transmissão Ford de cinco velocidades de baixo atrito, que proporciona melhores passagens de caixa, mais requinte de utilização e melhores consumos de combustível.

Interior a condizer

O habitáculo do Ford KA+ Active é reforçado por embaladeiras com a inscrição Active em relevo e um volante específico da versão, revestido a cabedal com costuras em Castanho Sienna, e com comandos integrados. Os bancos dianteiros e traseiros apresentam revestimentos em tecido com faixas e costuras em Castanho Sienna. No habitáculo e na bagageira, os tapetes para todas as estações do ano protegem o interior da sujidade trazida do exterior.

O interior do Ford KA+ apresenta ainda um acabamento granulado no painel de instrumentos e revestimentos resistentes num elegante padrão em antracite escuro.

De série todas as versões do Ford KA+ Active incluem vidros dianteiros elétricos, retrovisores elétricos, fecho central com comando, assistência ao arranque em subida, limitador de velocidade, e Ford Easy Fuel (sistema inteligente de abastecimento de combustível). O arranque do motor é feito por botão e, em resposta ao feedback dado pelos clientes, o compartimento de bagagem é agora mais fácil de aceder através de um botão no portão, além do comando de abertura interior junto ao banco do condutor.

A proteção dos ocupantes é assegurada por seis airbags, controlo eletrónico de estabilidade (ESP) e sistema de monitorização da pressão dos pneus. Está também disponível a tecnologia Ford MyKey, que permite aos proprietários definir limites máximos de velocidade e de volume de áudio, e assegura que os sistemas de segurança não são desativados.

VÊ AQUI: Testei o novo Ford KA+ com a chave errada. Ou será a chave certa?

O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio e os smartphones conectados através de comandos por voz ou do ecrã tátil tipo tablet de 6,5 polegadas e a cores, e 100% compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™.

Em opção também estão disponíveis bancos dianteiros aquecidos, controlo da temperatura automático e sensores de estacionamento traseiros.

Adicionalmente, o Ford KA+ Active possui uma maior largura de vias, uma barra anti-rolamento frontal maior e uma direção assistida eletrónica com afinação específica. Os amortecedores revistos apresentam um batente de recuperação hidráulico para uma condução mais suave em pisos irregulares e a prevenção de capotamento ativa funciona integrada no sistema eletrónico de controlo de estabilidade para oferecer segurança adicional ao transportar cargas no tejadilho.

Os novos KA+ e KA+ Active estarão à venda na Europa no final deste ano, com preços a partir de 11 000 em Portugal.

Sabe esta resposta?
Quantos modelos são testados diariamente no túnel de vento da Hyundai?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nürburgring é só a «ponta do iceberg»…
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nürburgring é só a «ponta do iceberg»…