Notícias Oficial. Conhece todos os números do Ferrari 488 Pista

Salão de Genebra 2018

Oficial. Conhece todos os números do Ferrari 488 Pista

Depois dos teasers e dos rumores, eis que a Ferrari divulga, oficialmente, os números do seu novo "cavallino", o Ferrari 488 Pista. E a coisa promete!…

Ferrari 488 Pista

Anunciado como um rival à altura, por exemplo, do Porsche 911 GT2 RS, o Ferrari 488 Pista assume-se, no fundo, como a mais recente tentação da marca do Cavallino Rampante, para àqueles que pretendem um superdesportivo homologado para o dia-a-dia, mas com prestações de carro de corrida. Ostentando, para isso, argumentos à altura do necessário… e esperado!

Segundo os dados agora divulgados — finalmente oficiais —, pelo fabricante de Maranello, a nova e mais radical versão do Ferrari 488 apresenta um V8 3.9 litros twin turbo revisto, resultando num aumento de potência.

(…) o maior aumento de potência de sempre para um carro de série especial.

Ferrari 488 Pista

V8 twin turbo com mais 50 cv

Traduzido para miúdos, o mais potente V8 já comercializado pela Ferrari anuncia uma potência máxima de 720 cv, ou seja, mais 50 que no 488 GTB — uma potência específica de 185 cv/l (!). Isto, ao mesmo tempo que ganhou mais 10 Nm, passando a anunciar 770 Nm de binário.

Sendo um Ferrari, para mais um tão especial como este, o som teve atenção especial. Segundo a marca italiana, tanto a qualidade como a intensidade situam-se num plano mais elevado do que no 488 GTB, independentemente da relação escolhida ou do regime de motor.

Ferrari 488 Pista

 

Mais potência… e menos peso

Além da potência acrescida, e a favorecer igualmente estas performances, o Ferrari 488 Pista foi obrigado a passar pelo ginásio, perdendo um total de 90 kg — o peso, em vazio e sem fluídos, é de agora 1280 kg — valor só possível se o carro vier equipado com todos os opcionais disponíveis mais leves que os que traz de série.

Mas mesmo sem estes, continua a ser mais leve que o 488 GTB, graças a muita fibra de carbono que podemos encontrar no capot, caixa do filtro de ar, para-choques e spoiler traseiro. Em opção, também as jantes de 20″ podem vir neste material.

Os coletores de escape passam a ser em Inconel — uma liga à base de níquel e crómio, especialmente resistente a altas temperaturas, e potenciador do ruído produzido —, as bielas em titânio e tanto a cambota como o volante motor foram aligeirados.

O resultado destas conquistas são elevadas prestações. A capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em meros 2,85 segundos e para alcançar os 200 km/h bastam 7,6 segundos, com a velocidade máxima oficial a surgir apenas aos 340 km/h.

Mais colado à estrada

Fruto da experiência conquistada, tanto nos GTE, com o 488 GTE — campeão em 2016 e 2017 —, como na Fórmula 1, várias soluções foram importadas da competição para o Ferrari 488 Pista. Da Fórmula 1 veio a inspiração, na frente, para umas condutas em “S” e os difusores, que caracterizam-se por um ângulo em rampa — otimizado em circuito para o 488 GTE — que ajudam a criar uma forte sucção incrementando o downforce.

Na traseira, o spoiler encontra-se numa posição mais elevada e é mais comprido, com a forma devidamente otimizada. Todas as intervenções operadas na aerodinâmica do Ferrari 488 Pista resultaram num incremento de 20% do valor de downforce quando comparado com o 488 GTB.

Naturalmente, também o chassis não ficou incólume. Com o objetivo de tornar a performance dinâmica do carro no limite mais fácil de alcançar e controlar, a Ferrari equipou o 488 Pista com a mais recente versão do Side-Slip Angle Control (SSC 6.0). Este integra os sistemas E-Diff3, F1-Trac, suspensão com amortecedores magnetoreológicos (SCM) e em estreia absoluta o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE) — trata-se de um software capaz de gerir e ajustar a pressão do sistema de travagem nas pinças.

Confirmado para Genebra

Conhecidas as principais informações sobre este novo Ferrari de corrida, homologado para a estrada, resta agora aguardar pela abertura do Salão Automóvel de Genebra, a 6 de março, para vermos, ao vivo e in loco, o novo e aliciante Ferrari 488 Pista.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência declarada do Hyundai Ioniq Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Como é calculada a potência combinada dos automóveis híbridos?