Especial De que aço são feitos os Hyundai?

Especial Espaço Hyundai

De que aço são feitos os Hyundai?

As marcas de automóveis são todas similares. Umas maiores outras mais pequenas, mas todas se limitam a produzir, distribuir e vender carros. Certo? Errado.

Com o apoioHyundai

A Hyundai é diferente. A marca coreana – que como vimos aqui tem sotaque alemão – é a única marca a nível mundial capaz de transformar pedras em automóveis.

E não, transformar pedras em automóveis não é uma figura de estilo. É literalmente isso que a Hyundai faz.

Como, onde e porque é que o faz? É isso que vamos descobrir neste especial Espaço Hyundai com o apoio da Hyundai Portugal.

Transformar pedras em automóveis. Como assim?

Em 1920, Henry Ford teve uma ideia genial. Ao invés de adquirir os componentes do Model T a fornecedores externos, passou a produzi-los internamente. A premissa era simples e é válida até aos dias de hoje: “quanto maior for o controlo sobre a produção, maior é o controlo sobre o produto final”, escreveu o historiador Robert Kreipke, sobre a estratégia deste visionário da indústria automóvel.

Fundição

Regressando ao presente, a Hyundai elevou este princípio de controlo absoluto da produção para um nível sem precedentes na indústria automóvel. A Hyundai controla a qualidade dos seus automóveis desde o momento em que estes são apenas “pedras”. O que em parte explica a garantia Hyundai “daqui até à Lua”.

Por outras palavras: a Hyundai é a única marca do mundo que produz o aço com que são fabricados os seus automóveis.

Como sabes, o aço – que é uma variante do ferro com menor concentração de carbono – ao contrário dos metais nobres, não se encontra na natureza em estado bruto. O ferro (matéria-prima da qual deriva o aço), antes ser sujeito a um processo industrial, é um mineral sem qualquer utilidade prática.

O minério de onde é extraído o aço.
O minério de onde é extraído o aço.

Como é que a Hyundai transforma “pedras” em aço? É um processo simplesmente impressionante. Não só pela escala mas também por toda a tecnologia empregue. É isso que vamos ver de seguida.

O «monstro» de Dangjin

um dos distritos da fábrica de Dangjin
Nesta imagem aérea é visível um dos distritos da fábrica de Dangjin.

Além da indústria automóvel, a Hyundai estende o seu domínio a outras indústrias – navios, pontes, edifícios, máquinas, etc, como podes ver aqui. É neste universo do «gigante coreano» que encontramos a Hyundai Steel, que é a divisão responsável pelo fabrico do aço empregue pela Hyundai em toda a sua atividade.

De todas as infraestruturas da Hyundai Steel, destaca-se uma fábrica situada em Dangjin, a sul de Seoul – a capital da Coreia do Sul.

Fundição — Brincar com o fogo, literalmente.
Brincar com o fogo, literalmente.

A Dangjin Integrated Steelworks, como é conhecida esta fábrica, é uma infraestrutura de dimensões impressionantes. Tem 7,4 milhões de m2 de área construída (o equivalente a 770 campos de futebol) e capacidade para produzir 11,4 milhões de toneladas de aço por ano.

Visão parcial da Dangjin Integrated Steelworks
Visão parcial da Dangjin Integrated Steelworks

É desta «mega-fábrica» que sai o aço que alimenta a maior fábrica do mundo de automóveis, a fábrica de Ulsan. Esta fábrica produz um Hyundai a cada… dez segundos! Mais de 1,5 milhões de carros por ano.

Monstro verde

Apesar das dimensões, a Dangjin Integrated Steelworks é das siderurgias mais ecológicas do planeta. Apesar de estar dividida em três distritos (devido às dimensões) todos os edifícios são cobertos.

O objetivo destas coberturas é não contaminar a atmosfera com as poeiras, fumos e resíduos decorrentes da atividade siderúrgica.

Cúpula com mais de 70 metros de altura.
Mais de 70 metros de altura.

Isto significa que desde do momento em que a matéria-prima chega ao porto de Ulsan através de navios (também produzidos pela Hyundai), o minério destinado à produção de aço nunca mais vê a luz do dia. É dentro destes armazéns que podemos observar algumas das maiores gruas do mundo.

Outra das particularidades da fábrica de Dangjin está relacionada com a capacidade de reciclagem de aço oriundo de barcos, navios, carros e máquinas pesadas que já cumpriram a sua função. Há um distrito dedicado apenas a dar uma segunda vida a este aço.

A preocupação com o meio ambiente não acontece apenas do lado da prevenção. A Hyundai investe de forma ativa, uma parte do seu orçamento na reflorestação da periferia de Ulsan (já foram plantadas mais de 600 000 árvores nesta localidade) e na reabilitação dos espaços verdes da cidade.

Tudo isto para que os 1,3 milhões de habitantes da cidade – dos quais mais de 50% trabalharam direta ou indiretamente para a Hyundai – se sintam bem.

Uma fornalha à dimensão da restante fábrica.
Uma fornalha à dimensão da restante fábrica.

A preocupação com o fator humano é de resto uma característica inscrita no ADN da Hyundai. Quando Chung Ju-Yung fundou a Hyundai, fez uma promessa: todos os colaboradores deveriam ter direito a uma refeição diária gratuita. Uma medida implementada na década de 50, numa altura em que a Coreia do Sul estava mergulhada numa grave crise económica. Hoje, Ulsan é a cidade mais rica do país mas a medida mantém-se.

Porquê produzir o seu próprio aço? Consequências práticas

Agora que já sabemos como e onde é que a Hyundai produz o aço dos seus automóveis resta saber porque é que o faz. Para isso é preciso entender o papel do aço nos automóveis modernos.

Destas placas de aço vão nascer automóveis.
Destas placas vão nascer automóveis.

Desde 1930 que o aço é a principal matéria-prima do automóvel, tendo substituído gradualmente a madeira. A facilidade do seu manuseio, a elevada rigidez torsional e a resistência à passagem do tempo fizeram deste material a escolha n.º 1 da indústria automóvel.

Porém, hoje o papel do aço na indústria automóvel é muito mais abrangente. Segurança, ecologia e agradabilidade de condução são fatores igualmente importantes. É por isso que desde o início do séc. XXI até agora, a rigidez do chassis dos automóveis passou dos 500 megapascais (MPa) para os 1500 MPa.

Isto só foi possível graças a um massivo investimento na tecnologia, uma tecnologia que a Hyundai domina.

O aço não é todo igual

A qualidade do aço transformou-se num dos principais fatores de qualidade do automóvel. Ainda que não esteja à vista devido a diversas camadas de tinta, o aço com que é fabricado os automóveis faz toda a diferença.

O aço é responsável não só por dar forma aos automóveis, mas também por garantir a segurança dos passageiros. Hoje em dia, todos os Hyundai recorrem a aço de elevada resistência na composição dos perfis do chassis. Desde o mais prático e económico Hyundai i10, até ao mais exclusivo Hyundai Tucson.

Raio-X ao Hyundai Tucson
Raio-X ao Hyundai Tucson.

No caso do citadinho Hyundai i10, 37% do chassis é produzido em aço de elevada resistência. Esta percentagem diz respeito maioritariamente à célula de segurança do habitáculo, que é o último reduto dos ocupantes em caso de acidente. Os restantes perfis estão pensados para absorver a energia do impacto e minorar as possibilidades de lesão.

A NÃO PERDER: Esta é a equipa mais portuguesa do Mundial de Ralis

Quanto ao Hyundai Tucson, é tão-somente o SUV com maior resistência à torção do seu segmento. Um fator que tem reflexos não só na segurança, mas também na suavidade e sensação de solidez de todo o conjunto.

É graças à evolução no fabrico de aço que Hyundai consegue fazer carros mais seguros, mais leves e ecológicos. A título de exemplo, o chassis do novo Hyundai i30 face ao seu antecessor, é 28 kg mais leve apesar de ser 22% mais rígido.

Números que impressionam e que demonstram o empenhamento da marca coreana num objetivo muito concreto: ser a marca asiática n.º 1 da Europa até 2021. Não apostem contra eles…

Novo Hyundai i30

#NovoHyundaii30
Um amor mais forte do que o aço ❤️
Descubra mais em goo.gl/4Pu6HP

Publicado por Hyundai Portugal em Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2017

 

Sabe esta resposta?
Há quantos anos a Hyundai fabrica automóveis?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

50 anos de história do «gigante coreano»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

50 anos de história do «gigante coreano»