Espaço Hyundai

Qualidade coreana. Engenharia alemã. Quem é quem na Hyundai?

Em 50 anos de história, um dos fatores de sucesso da Hyundai têm sido as pessoas. Conhece alguns dos nomes que lideram os destinos do gigante coreano.

É graças à aposta contínua na procura e na formação dos melhores quadros da indústria automóvel que o Grupo Hyundai é atualmente o 4º maior construtor do mundo. Foi também por este motivo que a marca se mudou de «armas e bagagens» para a Europa (ver aqui).

Ainda estás recordado dos primeiros passos da Hyundai no setor automóvel?

Tudo começou há 50 anos, após décadas na vanguarda da indústria do aço — podes recordar esses momentos aqui.

Albert Biermann. O «pai» dos BMW M3, M5 e… do Hyundai i30 N.

Se estás recordado, sabes que desde o seu primeiro automóvel que a Hyundai sempre procurou os melhores quadros da indústria automóvel.

Esta tradição remonta às origens da Hyundai, quando a recém criada divisão automóvel contratou uma equipa de engenheiros ingleses e alemães para complementar a equipa coreana. Hoje continua a ser assim, com uma equipa multidisciplinar que integra alguns dos melhores currículos da indústria. Inclusivamente portugueses.

Vamos conhecer o perfil de cada um:

Peter Schreyer. Foi da mente de Schreyer que nasceu o primeiro Audi TT, entre outros modelos. Em 2006, a Car Design News elegeu-o como um dos “designers mais influentes da atualidade”. Chegou ao Grupo Hyundai em 2006 e nunca mais saiu. Atualmente é um dos presidentes da Hyundai — funções que acumula com a chefia do departamento de design — e foi também o primeiro não-asiático a chegar ao topo da hierarquia do «gigante coreano».
Luc Donckerwolke. Foi uma das notícias mais badaladas de 2015. Após diversos anos ligado a marcas como a Skoda, SEAT, Volkswagen e Lamborghini, Donckerwolke renunciou ao cargo de chefe de design da Bentley por funções similares na Genesis, a marca de luxo da Hyundai.
Alexander Selipanov. No currículo desde designer que gosta de ser tratado simplesmente por “Sasha”, constam modelos como Lamborghini Huracán e Bugatti Chiron. Selipanov foi o principal responsável pelo design da carroçaria do Chiron; na Hyundai será um dos responsáveis pela identidade visual dos modelos da Genesis, a divisão de luxo da Hyundai.
Albert Biermann. Durante mais de três décadas trabalhou na BMW e foi um dos grandes responsáveis pela dinâmica dos modelos da marca bávara. Todos os modelos nascidos sob a égide da divisão M tiveram a sua assinatura. Hoje é o responsável máximo pela divisão N da Hyundai.
Pierre Leclercq. É o mais recente quadro da indústria automóvel a integrar o Grupo Hyundai. Leclercq começou a sua carreira na Zagato, tendo posteriormente passado para a Ford Ghia (Itália). Até 2013 foi o responsável de design dos modelos da divisão M da BMW. Hoje é um dos responsáveis pelo estilo dos modelos do gigante coreano.

Este conteúdo é patrocinado porHyundai