Autopédia Conhece os detalhes dos travões mais potentes do mundo

Inovação

Conhece os detalhes dos travões mais potentes do mundo

O Bugatti Chiron vai receber umas novas pinças de travão em titânio. Uma peça de pura engenharia que resulta de um processo de fabricação aditiva, mais vulgarmente conhecida por impressão 3D.

Bugatti Chiron — pinça de travão em titânio, por impressão 3D

O Bugatti Chiron é uma máquina de superlativos — ainda que tenha sido de certa forma ferido na sua honra por um rival de origem sueca… —, e acaba de ganhar mais um superlativo de peso, com a adição de umas novas pinças de travão em titânio, que deverão ser introduzidas neste modelo mais para o final do ano.

Como sabem, o Bugatti Chiron já era o «dono» das maiores pinças de travão na indústria automóvel. Pinças essas que eram forjadas a partir de um bloco de liga de alumínio de alta resistência com oito pistões em titânio à frente e seis pistões atrás. Até agora…

Mais fortes e leves

A Bugatti deu agora mais um passo em frente, ao desenvolver umas pinças de travão em titânio — ainda as maiores da indústria —, que passam a ser não só o maior componente funcional em titânio produzido através da impressão 3D, como é a primeira pinça de travão a ser produzida por este método.

RELACIONADO: É assim que a Bugatti testa as suas pinças de travão em titânio
Bugatti Chiron

As novas pinças usam como material uma liga de titânio — Ti6AI4V de seu nome —, usada sobretudo pela indústria aeroespacial em componentes sujeitos a enorme esforço, oferecendo uma performance muito superior à do alumínio. A resistência à tração é, naturalmente, elevadíssima: 1250 N/mm2, o que significa uma força aplicada de pouco mais de 125 kg por milímetro quadrado sem que esta liga de titânio entre em ruptura.

A nova pinça de travão tem 41 cm de comprimento, 21 cm de largura e 13,6 cm de altura e, para além da sua superior resistência, tem como grande vantagem a redução expressiva de peso, afetando as sempre importantes massas não suspensas. Pesa apenas 2,9 kg contra 4,9 kg da mesma peça em alumínio, o que equivale a uma redução de 40%.

Bugatti Chiron — pinça de travão em titânio, impressão 3D
A pinça de travão em titânio, já com os pistões e pastilhas colocados.

Fabricação aditiva

Estas novas pinças de travão em titânio são o resultado da cooperação entre o Departamento de Desenvolvimento da Bugatti e a Laser Zentrum Nord. Pela primeira vez recorreu-se ao titânio, ao invés do alumínio, para imprimir componentes para veículos, o que trouxe os seus desafios. A elevada resistência do titânio tem sido a principal razão pela qual este material não tem sido usado, o que obrigou a recorrer a uma impressora de alta performance.

Esta impressora 3D especial, situada na Laser Zentrum Nord, que era a maior do mundo capaz de lidar com titânio no início do projeto, está equipada com quatro lasers de 400 W.

Cada pinça demora 45 horas a ser impressa.

A NÃO PERDER: É assim que são testados os travões do Airbus A380-800

Durante este processo, o pó de titânio é depositado camada a camada, com os quatro lasers a derreterem o pó, assumindo a forma pré-determinada. O material arrefece quase de forma imediata, e a pinça começa a tomar forma.

No total são necessárias cerca de 2213 camadas até a peça estar concluída.

A NÃO PERDER: «Teste de stress» aos travões de um Fórmula 1

Após a última camada ter sido depositada, o material excedente é removido da câmara de impressão, limpo e preservado para ser reutilizado. A pinça de travão, já completa, permanece na câmara, amparada por um suporte, que permite preservar a sua forma. Suporte que é retirado após o componente receber um tratamento de calor (que atinge os 700 ºC) para o estabilizar e garantir a resistência desejada.

A superfície é finalizada através de uma combinação de processos mecânicos, físicos e químicos, o que também contribui para melhorar a sua resistência à fadiga. São necessárias mais de 11 horas para otimizar os contornos das superfícies funcionais, como as de contatos com os pistões, recorrendo a um centro de maquinação de cinco eixos.

Bugatti, líder do grupo em impressão 3D

Com isto, a Bugatti assume a liderança no Grupo Volkswagen não só no que se refere à tecnologia de impressão 3D, como em termos de aplicações de alta tecnologia. Uma espécie de laboratório milionário e muito, muito potente…

Frank Götzke, diretor de novas tecnologias, Bugatti
Frank Götzke, diretor de novas tecnologias, Bugatti
Claus Emmelmann, diretor da Fraunhofer IAPT, que comprou a Laser Zentrum Nord
Claus Emmelmann, diretor da Fraunhofer IAPT, que comprou a Laser Zentrum Nord

Sabe esta resposta?
Qual o Koenigsegg que conseguiu o recorde de carro mais rápido do mundo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 5 recordes do Koenigsegg Agera RS. O carro mais rápido do mundo