«Teste de stress» aos travões de um Fórmula 1

Travões

«Teste de stress» aos travões de um Fórmula 1

Quantas vezes vais ver este vídeo? Imensas. É assim que a Brembo testa os disco de travão em carbono que equipam os Fórmula 1.

Teste a travões de Fórmula 1, Brembo Ver vídeo

As imagens que vais ver foram captadas durante um teste da Brembo aos travões que equipam os Fórmula 1. O objetivo é testar o comportamento do material e do equipamento em condições similares às de uma corrida Fórmula 1, com desacelerações constantes dos 300 km/h para os 60 km/h em frações de segundos.

O principio de atuação dos travões de um Fórmula 1 é exatamente igual ao dos nossos carros — pistões inseridos numa maxila que empurram as pastilhas de travão contra o disco, gerando resistência entre os materiais, e por conseguinte, causado a desaceleração do veículo —, porém os materiais empregues são diferentes.

Em vez de discos metálicos encontramos discos em carbono — um material mais leve, mais resistente e melhor dissipador de calor.

RELACIONADO: Travões a chiar? Não se preocupem, diz a Porsche

A temperatura ideal de funcionamento dos travões de um Fórmula 1 é de 650 ºC, podendo atingir picos superiores a 1200 ºC. Impressionante não é?

RELACIONADO: O novo capacete para a Fórmula 1 até tem proteção balística