Notícias Devel Sixteen. Os 1500 cv do Chiron são para meninos

5000 cv

Devel Sixteen. Os 1500 cv do Chiron são para meninos

Parece que é mesmo desta. Quatro anos depois, o Devel Sixteen revela avanços no seu desenvolvimento, e a promessa dos 5000 cv continua.

Devel Sixteen Ver vídeo

A guerra de potência que temos assistido neste século parece não ter fim. Os Hot hatch já ultrapassaram a barreira dos 300 cv e seguem agora em direção aos 400 cv, as berlinas executivas e carrinhas familiares já ultrapassaram os 600, os muscle cars os 700, super e hiperdesportivos acima dos 1000 já quase se pode considerar vulgar. Mas o Devel Sixteen promete colocar a bitola acima, bem mais acima.

No Salão do Dubai, a Devel levou o protótipo original do Sixteen e dois novos protótipos, claramente num estado mais avançado de desenvolvimento, notando-se o desenho substancialmente alterado. Além do Sixteen, a Devel levou também ao salão o Sixty, que não podia ser mais diferente, um veículo 6×6 que mais parece ter saído de um filme de ficção científica apocalíptico.

Devel Sixteen

1500 cv do Chiron são para meninos

Mas a estrela foi definitivamente o Sixteen. Se acham que os 1500 cv do Bugatti Chiron parece muito, o que dizer do Devel Sixteen? A versão de acesso começa nos 2000 cv! Mas não se fica por aí, já que o V8 que o equipa tem uma segunda versão com 3000 cv — o dobro da potência do Chiron. Estas duas propostas são os modelos “civilizados”, para usar na estrada.

5000 cv

Para circuito, a Devel tem algo muito mais especial. Precisamente aquilo que já vem prometendo desde que colocámos os olhos pela primeira vez no Sixteen, há quatro anos atrás. Refiro-me, naturalmente, ao monstruoso V16 com 12 300 cm3 — sim, 12,3 litros de capacidade —, com quatro turbos, capaz de debitar uns absurdos 5000 cv! 

Irrealista? Fantasioso? Há dois anos atrás, foi revelado um teste em banco de ensaio de um protótipo deste propulsor, e atingiu mais de 4500 cv. O V16 é de origem americana, o que pode explicar as soluções empregues, como uma única árvore de cames e apenas duas válvulas por cilindro.

O carro por outro lado está a ser desenvolvido em Itália, pela MAT (Manifattura Automobili Torino), empresa também associada ao desenvolvimento do SGC003 ou do novo Apollo Intensa Emozione.

Será que o veremos algum dia em circuito? Teremos de aguardar. Por enquanto, deixamo-vos com o conhecido Shmee150, que nos permite ver os dois novos protótipos em primeira mão.

Fonte: Shmee150