Notícias Está “vivo”! Devel Sixteen continua o desenvolvimento… mas ainda sem 5000 cv

Hiperdesportivos

Está “vivo”! Devel Sixteen continua o desenvolvimento… mas ainda sem 5000 cv

O Devel Sixteen, o hipercarro dos 5000 cv dá sinais de vida através de um filme que mostra o seu desenvolvimento. Luz ao fundo do túnel?

devel sixteen

A primeira vez que vimos o Devel Sixteen foi em 2013 — mas o desenvolvimento começou antes, em 2008 — e desde então a promessa de ver este hipercarro “destruir” todos os outros hipercarros, graças ao seu incrível V16 com vastos 12,3 l de capacidade e quatro turbos, capaz de gerar 5000 cv, tem sido adiada e adiada.

A última vez que deu “sinal de vida” foi em 2019, mas, apesar de todos os obstáculos encontrados na concretização de tão superlativa máquina — e foram muitos, talvez o mais sério, a saída do seu engenheiro-chefe em 2018 —, o desenvolvimento continua.

É o que podemos ver num pequeno filme publicado pela própria Devel no seu canal de YouTube, onde o protótipo de testes dá os seus “primeiros passos” numa pista em Itália:

VEJAM TAMBÉM: Estrema Fulminea, o hiperdesportivo elétrico com baterias de estado sólido

Ainda sem turbos

Quando o vemos de perfil temos noção do quão longa é a sua traseira — não admira, afinal tem de acomodar um igualmente longo V16 e no filme já o podemos ouvir e soa… zangado.

Porém, o som que ouvimos ainda não é o do motor na sua especificação definitiva. Estes testes iniciais estão a ser efetuados com o V16 ainda sem os quatro turbos instalados, com estes a serem adicionados numa fase posterior do seu desenvolvimento.

Após estarem instalados, aí sim, poderão entregar os números prometidos. O V16 tetra-turbo tem as suas origens no mundo dos dragsters e está a ser desenvolvido pela Steve Morris Engines, que publicou um vídeo de teste ao motor em banco, onde mostra que o mesmo atingiu os 5007 hp (5076 cv).

No entanto, não esperem de ver um Devel Sixteen com esta especificação — mais de 5000 cv — na via pública. Tudo aponta que o V16 nesta especificação só estará disponível numa versão exclusiva para circuitos do hipercarro, com a versão de estrada mais potente a ficar-se por uns mais “modestos” e usáveis 3000 cv — ainda assim, um número absurdo para um carro de tração traseira.

Chega em 2022?

A Devel tem vindo a mostrar na sua conta de Instagram os bastidores do desenvolvimento do Sixteen, onde podemos ver não só diversas fases da construção do protótipo que agora vemos no vídeo, como também podemos ver testes aerodinâmicos a um modelo no túnel de vento da Pininfarina.

São bons sinais que mostram que o desenvolvimento desta máquina parece estar a acontecer a bom ritmo, deixando para trás anos e anos de avanços e recuos.

No filme, a Devel promete começar as entregas das primeiras unidades do Sixteen em oito meses, ou seja, no início de 2022, com a produção a ser limitada (ainda não se sabe em quantas unidades).

devel sixteen