Notícias Hyundai anuncia novos motores Smart Stream com tecnologia CVVD

Mercado

Hyundai anuncia novos motores Smart Stream com tecnologia CVVD

Os motores Smart Stream T-GDi 1.6 e Smart Stream CRDi 1.6 serão os primeiros a recorrer à tecnologia CVVD (Continuous Variable Valve Duration) — em português, variação contínua do curso das válvulas.

O Grupo Hyundai acaba de anunciar a sua estratégia global em termos de motorizações para os próximos anos. Uma estratégia integrada que diz respeito não só à Hyundai mas também à Kia — a segunda marca do gigante coreano.

Entre outros anúncios, as grandes novidades foram a apresentação dos detalhes da nova família de motores Smart Stream (que terá um total de 16 versões, entre gasolina e gasóleo), o lançamento de uma nova caixa automática de oito velocidades e o reforço do investimento nos FCV (veículos fuel-cell), EV (veículos elétricos) e híbridos. Tudo isto até 2022.

Metas (muito!) ambiciosas

A nova família de motores Smart Stream do Grupo Hyundai pretende conjugar duas qualidades por vezes dissonantes: o cumprimento dos limites de emissões cada vez mais restritivos, e melhores performances. Foi com base nestas premissas que o Grupo Hyundai batizou os seus novos motores com as palavras Smart, em referência às soluções e tecnologias “inteligentes”, e Stream em referência ao movimento e à performance.

O grande objetivo do Grupo Hyundai é alcançar uma eficiência térmica superior a 50%. Um valor muito ambicioso tendo em consideração que o Toyota Prius apenas consegue chegar aos 42% e a Mercedes para superar os 50% necessitou de recorrer à tecnologia da Fórmula 1 no seu Project One.

Como é que a Hyundai vai lá chegar?

Um dos responsáveis pelo incremento da eficiência térmica anunciada pela marca será o sistema CVVD (Continuously Variable Valve Duration). Podes assistir ao seu funcionamento neste vídeo:

Graças a este sistema, é possível fazer variar o tempo e a amplitude de abertura das válvulas consoante as necessidades de performance imediata. Esta tecnologia associada à nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem vai garantir que o motor trabalhará sempre próximo na melhor e mais eficiente faixa de rotação.

Apostar nas motorizações alternativas

Ao mesmo tempo que promove uma nova geração de motores de combustão, o Grupo Hyundai prepara o futuro da mobilidade através do investimento nos FCV, EV e híbridos. Até 2020 assistiremos a um reforço no lançamento de modelos com este tipo de motorizações — aquele que tem o lançamento mais próximo é o Hyundai Kauai EV. No total poderão ser mais de 30 novos modelos nos próximos três anos.

Em termos de tecnologia FCV, a Hyundai quer continuar a ser um dos líderes mundiais nesta tecnologia — foi a primeira marca a lançar um SUV alimentado a hidrogénio. O objetivo é alcançar 800 km de autonomia e uma potência de 163 cv nos modelos com esta tecnologia que apenas emite água pelo escape.