Notícias Hot SUV: Versões N do Tucson e Kauai recebem luz verde da Hyundai

Antevisão

Hot SUV: Versões N do Tucson e Kauai recebem luz verde da Hyundai

O Hyundai i30 N foi o primeiro exemplar da divisão de performance da marca coreana. O segundo poderá ser mesmo um SUV: Tucson ou Kauai.

É o próprio Sr. Albert Biermann, o diretor da divisão N que o diz. Têm luz verde para avançar com o Hyundai Tucson N e o Kauai N. Mas refreemos os ânimos – apesar da resposta afirmativa, ambas as propostas não são prioridade de momento. E para mais, ainda estamos a assistir aos primeiros passos do estabelecimento da marca N, pelo que serão dados “passinhos de bébé” na sua expansão.

O i30 N, como primeiro produto da N, causou forte impacto. Os primeiros contactos provaram estarmos na presença de um excelente hot hatch – não acreditam? Vejam aqui. As excelentes primeiras impressões geradas deixam expectativas para o futuro. Sabemos que haverá mais modelos N, mas as expectativas não podem sair defraudadas.

Estabelecer uma marca de performance é algo que sentimos que precisamos ter muito cuidado e cautela e certificarmos-nos de que cada carro que desenvolvemos e colocamos no mercado sob essa marca tem de ser excepcional.

Andrew Tuitahi, Gestor Sénior de Planeamento de Produto da Hyundai Austrália
Hyundai Tucson

Este ano já se tinha comentado sobre a possibilidade do Hyundai Tucson receber o tratamento N. E porque não? O Tucson é um modelo global e poderia ser um eficaz cartão de visita para a divisão N e a própria Hyundai. O próprio Biermann já comentou que a plataforma do Tucson é uma excelente base para fazer um SUV de alta performance – um hot SUV.

Mas sabendo-se agora que o Kauai N também tem luz verde para avançar, poderá o Tucson N ser preterido em relação a este? O Kauai tem gerado imensa expectativa, apresentando-se com um desenho bastante ousado para o que estamos acostumados na marca, e está presente num segmento que não pára de crescer.

A aposta no Kauai pela Hyundai está a ser forte, e inclui a sua expansão a variantes inéditas – por exemplo, uma versão 100% elétrica será apresentada em 2018. Porque não apostar também numa variante de altas performances?

Mas outras possibilidades andam a ser comentadas. Os dois hipotéticos Hot SUV poderão dar lugar a uma versão N do i30 Fastback, enquanto outros rumores apontam para o Veloster – modelo que conhecerá uma segunda geração em 2018.

O que sabemos é que o segmento dos Hot SUV começa a agitar. Já aqui mencionámos as propostas da Volkswagen, com versões R do Tiguan e do T-Roc já em desenvolvimento, e rumores abundam sobre propostas de outras marcas. Serão os Hot SUV os substitutos dos Hot Hatch?