Notícias GKN eTwinsterX: este é o motor elétrico do futuro

Elétricos

GKN eTwinsterX: este é o motor elétrico do futuro

A GKN, fornecedora de componentes automóveis, desvendou o eTwinsterX: um eixo motriz elétrico mais avançado, capaz, compacto, leve e com custos mais baixo. Missão: democratizar o conceito de veículo elétrico.

gkn etwinsterx motor eletrico

Se o nome Twinster não é estranho, tal deve-se a esta ser a denominação do sistema de vectorização de binário (ou torque vectoring se prefirem) do Ford Focus RS e até do mais recente Opel Insignia. Este sistema desenvolvido pela empresa GKN surge agora reinventado, assumindo uma tipologia de sistema motriz elétrico, passando a chamar-se eTwinsterX.

Como funciona

O eTwinsterX concentra uma série de tecnologias da GKN num sistema integrado. Que na prática traduz-se num eixo motriz elétrico, ou eAxle.

RELACIONADO: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

A integração do sistema de vectorização de binário que já conhecemos do Focus RS / Opel Insignia é apenas uma das capacidades do sistema, prometendo um salto significativo na eletrificação do automóvel. As baterias não podem concentrar todas as atenções…

O novo sistema integrado será consideravelmente mais leve e compacto que os sistemas atuais e também trará vantagens na linha de produção. O segredo das suas dimensões compactas reside na integração dos principais componentes num invólucro comum. Resultado: passa a ser necessário instalar apenas um componente no automóvel em vez dos múltiplos componentes de sistemas equivalentes, prometendo poupar tempo e custos.

Mas as suas menores dimensões e peso são definitivamente o destaque, já que torna o eTwinsterX ideal para veículos elétricos de menores dimensões. Flexibilidade será outra das vantagens, adaptando-se a qualquer tipo de veículo seja ele de tração dianteira, traseira ou tração às quatro. Ou seja, tanto pode equipar um citadino elétrico como um grande SUV híbrido plug in ou até um hiper-carro de tração integral.

Concentrado de tecnologia

É também o primeiro sistema motriz elétrico com capacidades totais fora de estrada graças às tecnologias que integra. Não só o já mencionado sistema de vectorização de binário, como o recurso a uma transmissão de duas velocidades – garantindo o máximo de eficiência em qualquer cenário.

Quando poderemos ver o eTwinsterX num automóvel?

Apesar de ser um sistema integrado, permite no entanto configurá-lo para melhor se adaptar a diferentes tipos de veículo. Ou seja, tanto pode ser optimizado para oferecer alta performance num desportivo, como para o máximo de eficiência num utilitário ou até para oferecer o máximo de tração num veículo todo-o-terreno.

A sua flexibilidade e adaptabilidade certamente já deve ter gerado o interesse dos construtores. Quem será o primeiro a recorrer a esta solução? O segredo é a alma do negócio. No passado a GKN criou os sistemas de tração integral do BMW i8 e do Porsche 918 Spyder, o que alimenta rumores de que poderão estar na linha da frente para comercializar o sistema.

A GKN apresentará o eTwinsterX no Salão de Frankfurt, local onde será revelado todos os detalhes técnicos do novo sistema.